IFMT Várzea Grande faz distribuição de merenda seca com auxílio do curso de Logística

Publicado por: Campus Várzea Grande / 17 de Abril de 2023 às 17:08

Durante o mês de março de 2023, a Cordenação de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande, realizou o processo de entrega da merenda seca para estudantes dos cursos integrado ao ensino médio no campus, através de aula prática com discentes do quarto semestre do curso de Logística, do professor Luiz Carlos dos Santos. Segundo ele, "nos propomos a coordenar a distribuição da merenda seca, associado a prática Logística de conteúdos específicos e multidisciplinares".

Foram praticadas as quatro atividades do processo de armazenagem: recebimento, armazenagem, separação e expedição; além da logística reversa de embalagens; as principais funções da administração: PODC - 'planejar, organizar, dirigir e controlar'; etc, explicou Luiz Carlos.

"A atividade de entrega da merenda seca foi de suma importância para a absorção do conteúdo aplicado em sala de aula, oferecendo a oportunidade dos discentes verem na prática as informações teóricas. Contudo, concluímos que, apesar da falta de alguns materiais, o objetivo de entregar de forma igualitária, com agilidade e aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula foi atingido", finalizou o professor.

Segundo Karinne Naves Fagundes, da Coordenação Local de Assistência Estudantil, "o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE não era executado no campus, que não tem restaurante; assim sendo, era devolvido". "Agora a Reitoria está executando na forma de merenda seca". O campus recebeu a demanda e o professor Luiz se prontificou a trabalhar na sua disciplina: Movimentação de Materiais e Armazenagem e Transportes e Distribuição Física, o que possibilitou que o trabalho fosse feito com maestria e agilidade, explicou Karinne.

OFÍCIO Nº 6/2023 - RTR-DSAE/RTR/IFMT - Orientações acerca da distribuição da merenda escolar (anexo)

Considerando as aquisições da merenda seca e início da implantação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos Campi, a DSAEstudantil esclarece que:

Embora a Resolução FNDE No 6/2022, preconize que os cardápios elaborados da alimentação escolar tenham como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, as limitações estruturais, orçamentárias e de quadro de pessoal dos Campi inviabilizam a execução nos moldes ideais. Sendo assim, enfatizamos que tais produtos distribuídos não suprem as necessidades nutricionais preconizadas pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A opção de adquirir gêneros alimentícios estocáveis trata-se de uma medida paliativa a fim de amenizar os possíveis casos de insegurança alimentar e nutricional entre os estudantes matriculados na EDUCAÇÃO BÁSICA da instituição. Além disso, trata-se do início de um processo de implantação da execução, em que espera-se importantes avanços institucionais a partir do desenvolvimento das atividades.

Leia mais, anexo.