IFMT Várzea Grande forma primeira turma do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública

Publicado por: Campus Várzea Grande / 15 de Fevereiro de 2019 às 20:06

Na última quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2019, o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou a Colação de Grau dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Desenho de Construção Civil e Logística e também das primeiras turmas do Técnico em Edificações e do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública.

O evento teve a presença do Reitor do Instituto, Willian Silva de Paula, do Pró-Reitor de Ensino, Carlos Câmara, da Diretora geral do campus, Sandra Maria de Lima, do Chefe do Dep. de Ensino, João Bosco Lima Beraldo, do Chefe do DAP, Renan Polizei e do Vice-Presidente do Conselho Regional do Técnicos, Marcelo Martins Guimarães, além dos coordenadores dos cursos e servidores do campus.

O Chefe do Departamento de Ensino, João Bosco, afirmou ser aquele um momento emblemático do campus, sendo a primeira formatura que contempla todos os cursos técnicos de ensino médio e a primeira turma de Gestão Pública. João se dirigiu inicialmente os formandos do ensino médio: "Vocês fazem parte dos 3% dos estudantes de ensino médio do Brasil inteiro que têm acesso aos IFs. A gente não tem dúvida que essa formação é de excelência, pois estão levando conhecimento profissional e também aprendizado pra vida".

Aos formandos do curso superior, João Bosco fez discurso emocionado: "Nossa relação nasceu de um fato histórico, a primeiro turma de curso superior gratuito ofertado no município de Várzea Grande e estar como coordenador de curso naquele momento foi um motivo de grande orgulho e alegria para mim, não só pela conquista profissional, mas por ter tido a oportunidade de conhecer vocês e poder contribuir na formação acadêmica de todos". "Foram três anos de muito trabalho, dedicação, frustração e conquistas, mas tenho certeza de que, no final, valeu a pena e que vocês pretendem continuar estudando", finalizou.

Letícia Cordeiro falou em nome dos formandos dos cursos técnicos: "Eu sei como foi difícil essa jornada e nós conseguimos, então, realmente acredito que estamos todos felizes por termos conseguido terminar com sussesso". "Hoje é um grande dia, o término de uma jornada que nos trouxe muitas experiências especiais. O Instituto Federal nos proporcionou muitas experiências e muitas oportunidades que eu espero mesmo que nós tenhamos sabido aproveitar e nós levemos isso para a vida", complementou Letícia.

Marcelo Guilherme falou em nome dos formandos do curso superior de Gestão Pública: "Desejo imensamente agradecer o privilégio de poder falar à vocês, em especial nesta noite à nossa turma. Hoje concluímos mais uma etapa das nossas vidas, e esta, sem dúvida, é apenas uma das muitas vitórias que estão por vir. Ao longo de todos estes anos, no Instituto, convivemos com muitas pessoas, professores e colegas, vieram e se foram, e deles trazemos conosco boas lembranças, ensinamentos e virtudes. Hoje também é um dia de despedidas... Contudo, as memórias permanecem, os bons momentos que passamos juntos não nos abandonam".

"Desejamos que a gente exerça bons serviços à coletividade, de forma ética e responsável. No Insituto temos um conjunto de bons momentos e grandes ensinamentos, pois ali se edifica aquilo que aprendemos no dia-a-dia. Cursar o ensino superior foi um grande desafio, foi local de interações sociais e também foi um local onde as responsabilidade cresceram conforme as verdades que dispúnhamos a desvendar, mas acima de tudo foi onde nos reconstruímos quem somos agregando valor à essa história que se vive e percebe como indissociável daquilo que somos. E todos esses acontecimentos fizeram com que estejamos aqui, celebrando".

Para Marcelo, "o aprendizado nunca termina, pois o conhecimento é a única coisa que levamos pra sempre conosco. Saibam vocês que já percorreram um longo trecho e com certeza vão perceber que não foi fácil chegar aqui, pois muitos foram os obstáculos que tornaram nossa jornada valorosa e tantos foram os que nos disseram 'até logo' de forma muito repentina no meio do caminho. Somos vencedores, porque estamos aqui".

Veja o discurso dos dois formandos no vídeo abaixo:

Segundo a Diretora do campus, Sandra Maria de Lima, o trabalho é a mola motivadora da felicidade e o saber é poder, mas muito mais importante do que o saber é a sede incessante de sempre continuar aprendendo. "Vocês hoje conquistaram uma profissão e, a partir dessa profissão, vocês têm a capacidade de cuidar de si mesmos", explicou Sandra aos novos técnicos.

Para os formandos de Gestão Pública, a Diretora foi mais incisiva: "o que mais humaniza o ser humano é a capacidade de cuidar, e vocês estão obtendo o título de Gestores Públicos, é uma capacidade de cuidar do outro, mas de um monte de outro, não só de vocês e da sua família, mas de um pedaço que é ocupado por um monte de gente, e a sociedade precisa disso!".

"Vocês tiveram a capacidade de, por meio do Projeto Integrador, ver que cada um de vocês, com um pouquinho de tempo que vocês se dedicaram, a transformação que vocês puderam trazer para os cooperados e para um monte de gente. Então, a gente não precisa esperar que o governo faça isso ou faça aquilo, vocês podem fazer a transformação. Todos vocês podem tornar o mundo melhor", finalizou Sandra.

Veja as fotos do evento: Colação de Grau turmas 2018/2