IFMT Várzea Grande realiza aula inaugural do curso de pintor(a) do EJA EPT

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Julho de 2024 às 15:55

O objetivo é promover qualificação profissional e ressocialização das reeducandas e reeducandos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou, no dia 01º de julho de 2024, as Aulas Inaugurais do Curso: Pintor de Obras Imobiliárias, do Programa de Formação Inicial e Continuada Integrada à Educação Básica na Educação de Jovens e Adultos em Educação Profissional e Tecnológica - EJA EPT, nas Penitenciárias Ana Maria do Couto May e Central do Estado.

Segundo a coordenadora de oferta dos cursos, Karinne Naves Fagundes, "este projeto é uma parceria do IFMT com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - Seduc e a Secretaria do Estado de Segurança Pública - SESP". É um Curso de Formação Inicial e Continuada - FIC em Pintor(a) de Obras Imobiliárias, do eixo tecnológico 'Infraestrutura' e que tem como área de conhecimento a 'Construção Civil'.

Com 50 estudantes, o curso está sendo ofertado na modalidade presencial, com parte da carga horária à distância, sendo acompanhado por um tutores/mediadores.

"O objetivo é promover a qualificação profissional dos estudantes  para atuação como pintores de obras na construção civil, executando atividades de pintura de paredes, tetos, portas e janelas. Os métodos pedagógicos e as práticas de ensino terão os estudantes como protagonistas no processo educacional", explicou Karinne.

As disciplinas ofertadas na formação são: Comunicação e Expressão, Matemática Básica, Projeto de Vida, Segurança no Trabalho,  Noções de Construção Civil Predial e Práticas de Pintura. Após a integralização dos componentes curriculares do curso FIC ou qualificação profissional em Pintor de Obras Imobiliárias, será conferido ao egresso(a) o Certificado de Pintor(a) de Obras Imobiliárias.

Na cerimônia de abertura participaram autoridades representantes do IFMT, SESP e SEDUC e os(as) estudantes das unidades prisionais.