III JIFMT: Tangará da Serra ficará com e deixará saudades nos participantes deste grande evento esportivo

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 18 de Junho de 2016 às 09:52

Chegou ao fim a terceira edição do JIFMT - Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso, realizado de 12 a 17 de junho, em Tangará da Serra. Com participação de mais de 1000 atletas, as quadras, piscinas e campos da cidade estiveram agitados durante uma semana de disputas esportivas e integração entre estudantes de 19 campi da Instituição. Na quinta-feira, aconteceram as finais do xadrez, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e basquete. Nesta sexta-feira, foram realizadas as finais do futebol de campo, atletismo e natação.

As equipes e atletas campeões estão classificados para a etapa regional Centro-Oeste dos JIF, que acontecerão em Cuiabá-MT, em setembro. Este, por sua vez, classifica os campeões para a etapa nacional dos JIF, em data e local a serem confirmados. Os atletas da casa, do Campus Avançado de Tangará da Serra, alcançaram classificação, ou seja, a vitória, nas modalidades de handebol feminino, judô (categoria masculino super-ligeiro e feminino leve) e natação (200 metros livre e 4x50 metros livre), resultado elogiado pelo professor de eduscação física e coordenador dos Jogos, Donizeti Ferreira Barbosa Junior.

"Este foi um excelente resultado para o Campus Avançado de Tangará da Serra, pois tivemos pouco tempo de preparação e necessidade de conciliar treinamentos com a organização dos JIF. São resultados relevantes e que levaram muitos alunos a nos procurarem para saber mais sobre os programas de treinamento esportivo, pois perceberam a grandeza e importância do esporte e dos Jogos no IFMT", afirmou professor Donizeti.

O diretor-geral do campus, Gilcélio Peres, agradeceu o emepnho e apoio de todos os envolvidos na organização dos Jogos, desde a Reitoria, Proex, Prefeitura Municipal, Campus Tangará da Serra, com seus servidores e alunos amplamente envolvidos em todas as etapas da organização dos Jogos. "Realizamos uma bela festa esportiva, emocionante, um evento de grande porte, superando todas as expectativas. Nosso fogo olímpico, com tudo que ele representa, será levado à próxima sede anunciada dos Jogos do IFMT", destacou o diretor-geral.

FINAIS

Na final do voleibol masculino, a equipe de Pontes e Lacerda superou Cuiabá por dois sets a zero, e levou o ouro; já na final feminina, as garotas de Cuiabá derrotaram as de Alta Floresta por dois sets a um e conquistaram o ouro e a vaga. Nas disputas na areia, ouro para a dupla masculina de Pontes e Lacerda e prata para Campo Novo do Parecis; na dipsuta feminina, ouro para Confresa e prata para Rondonópolis.

Na disputa do basquete, as meninas de Barra do Garças já haviam garantido o ouro na quarta-feira; nesta quinta-feira, no masculino, vitória de Primavera do Leste, em placar apertado de 24 a 22 contra Bela Vista. Nas finais do handebol, ouro no masculino para Cáceres com Juína ficando com a prata; na final do handebol feminino, outra partida equilibrada, que apontou as donas da casa, Tangará da Serra, como campeãs, vencendo por 7 a 6 a equipe de Juína.

Na decisão do futsal feminino, Cuiabá confirmou o favoritismo e venceu Primavera do Leste por 6 a 1; no masculino, Campo Novo do Parecis venceu por 3 a 1 o time de Pontes e Lacerda. Na disputa do xadrez, Cuiabá venceu por equipes nos naipes masculino e feminino; Tangará da Serra ficou com prata no feminino e bronze no masculino, resultado este inverso ao de Campo Novo do Parecis, que ficoucom prata na masculino e bronze no feminino.

No futebol masculino, a final dos JIF 2014 foi reeditada, com o confronto entre Confresa e Pontes e Lacerda. O tempo regulamentar apontou empate em dois gols, levando para a prorrogação. Com o resultado não alterado, a final foi decidida nos penaltis. Os dois times converteram suas cobranças normais e apenas nas cobranças alternadas, Confresa sagrou-se campeão do futebol do III JIFMT, alcançando classificação para a etapa regional.

Confira mais fotos do II JIFMT: https://www.flickr.com/photos/141685201@N02/albums