início do conteúdo

III Seminário de Licenciaturas debate futuro da formação de professores no IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 22 de Novembro de 2019 às 02:10

A trajetória dos cursos de licenciatura e os próximos passos e desafios a serem vencidos no âmbito do Instituto Federal de Mato Grosso é a tônica dos debates do III Seminário de Licenciaturas (Semilic) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O evento é realizado no Campus Primavera do Leste com abertura nesta quinta-feira (21) e encerramento no sábado (23).

O Seminário reúne professores, gestores e estudantes dos cursos de licenciatura, presenciais e à distância, ofertados pelo IFMT. Com o tema “IFMT: uma década formando professores”, o evento tem como objetivo avaliar os 10 anos de formação dos profissionais do Ensino Básico e avaliar as estratégias de formação docente para os próximos anos.

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, destacou a importância do Seminário. “Este evento foi pensado para reforçar a atenção que o Instituto Federal de Mato Grosso dá para a formação de professores, pois estamos falando sobre o futuro daqueles que estão ligados diretamente com a solidificação do alicerce para a ciência e produção do conhecimento”.

O Campus Cuiabá – Bela Vista marcou presença com uma delegação formada por 20 pessoas entre professores, estudantes e gestores locais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que, no Campus, oferta os cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática e também a especialização em Ensino de Química. “O processo de formação de base destes profissionais é fundamental, uma vez que são eles os responsáveis pela educação de nossos jovens no futuro”, destacou o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, que marcou presença na abertura.

A solenidade de abertura do Seminário contou com a presença de diversas autoridades, pesquisadores e especialistas no assunto. Para a servidora da Pró-reitoria de Ensino, responsável pelo Projeto de Incentivo à Docência do IFMT, Luciana Klamt, o “desafio é debater a trajetória das licenciaturas e as necessidades futuras, sempre dando protagonismo também aos estudantes desses cursos˜.

O diretor-geral do Campus Primavera do Leste, Dimorvan Alencar Brescancim, parabenizou os servidores responsáveis pela organização do evento. “Reconhecemos todo o processo de organização que levou ao dia de hoje, que resulta em um momento importante para o Instituto Federal como um todo”.

Paralelo ao III Semilic acontecem também o V Seminário Integrador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o I Seminário Integrador do Programa de Incentivo à Docência do IFMT (PID) e o I Seminário Integrador da Residência Pedagógica (RP). Também marcaram presença no evento o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara, o pró-reitor de Extensão, Marcos Taques, a secretária municipal de Educação de Primavera do Leste, Adriana Tomazoni, o diretor do Cefapro, Dilson Tomas, entre outras autoridades.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT