Inscrições abertas para cursos do Projeto Teresa de Benguela no IFMT Campus Bela Vista

Publicado por: Reitoria / 13 de Maio de 2024 às 14:21

Inscrições para cursos destinados a mulheres maiores de 18 anos em vulnerabilidade social seguem até 17 de maio de 2024; certificados serão disponibilizados

O IFMT Campus Bela Vista está com inscrições abertas para vagas no Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC “Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino” e “Produção Artesanal de Produtos de Limpeza e Higiene”, do Projeto "Teresa de Benguela: geração de renda, autonomia social e inserção feminina no mundo do trabalho”.

Esse processo seletivo simplificado está ofertando 25 vagas, destinadas a mulheres maiores de 18 anos, comprovadamente em vulnerabilidade social, com escolaridade mínima do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) - Incompleto.

Ao final do curso, as estudantes de empreendedorismo estarão habilitadas a se inserir no mundo do trabalho, sendo capazes de desenvolver habilidades relacionadas aos conhecimentos e competências da área. Enquanto as produtoras de Produtos de Limpeza e Higiene se tornam profissionais competentes para trabalhar em feiras livres e/ou microempresas na área de limpeza e higiene.

Os cursos ocorrerão de 27 de maio a 10 de julho, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, com carga horária de 20 e 40 horas, respectivamente.

Das inscrições

Para realização da matrícula, as candidatas deverão apresentar os documentos listados abaixo, nas suas versões originais ou cópias autenticadas em cartório, no Departamento de Ensino no Campus Cuiabá Bela Vista, até o dia 17 de maio, das 8h às 16h.

a. ficha de matrícula (Anexo I)

b. comprovante do Cadastro Único (CádÚnico), se tiver;

c. comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade (Anexo II);

d. cédula de identidade oficial;

e. CPF;

f. Em caso de mulheres estrangeiras, devem apresentar o passaporte ou cédula de identidade de estrangeiro;

g. comprovante atualizado de endereço, como conta de luz, água ou telefone ou declaração de residência (Anexo III), caso a candidata não possua comprovante em seu nome;

h. termo de autorização de uso da imagem (Anexo IV).

A matrícula deverá ser efetuada pela candidata, pessoalmente. A matrícula também poderá ser efetuada por mandatário com procuração simples (Anexo V), munido de documento de identificação.

Da seleção

O processo de seleção terá por critério a ordem de chegada das candidatas no local de inscrição, Departamento de Ensino do Campus Cuiabá Bela Vista, até o dia 17 de maio de 2024. No endereço: Av. Juliano Costa Marques, s/nº - Bairro Bela Vista - Cuiabá/MT.

As candidatas serão classificadas observando-se a ordem de chegada. No caso de duas ou mais candidatas estarem empatadas na classificação, terá preferência a candidata com maior idade.

Dos resultados

A relação das matriculadas será divulgada no dia 20 de maio, no site do Campus Cuiabá Bela Vista no endereço eletrônico: blv.ifmt.edu.br e o início das aulas será no dia 27 de maio de 2024, das 13h30 às 16h30, no Campus Cuiabá Bela Vista. As alunas selecionadas e regularmente matriculadas no curso terão direito aos seguintes benefícios:

• Curso e certificado gratuitos;
  • Material escolar;
  • Uniforme.

As concluintes do Curso de Formação Inicial e Continuada em “Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino” e “Produção Artesanal de Produtos de Limpeza e Higiene”, aprovadas em todas as suas etapas, de acordo com os critérios constantes do Projeto Pedagógico de Curso, receberão o respectivo certificado.