Instituto Federal oferta mais de 5.000 vagas gratuitas em cursos Técnicos e de Graduação

Publicado por: Reitoria / 16 de Julho de 2024 às 14:55

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT está com as inscrições abertas para quem quer fazer um curso técnico (nível médio) ou de graduação (superior) gratuitamente em um dos 19 Campi da instituição espalhados em todo o Estado, nas modalidades ensino médio integrado a um curso técnico, ensino médio técnico subsequente, ensino superior e Proeja.

O Edital 30/2024 traz 3.185 vagas para quem já terminou o 9º ano do ensino fundamental e quer estudar o ensino médio junto com um curso técnico. A seleção é feita a partir de uma prova objetiva com 40 questões de português e matemática, com conteúdos do ensino fundamental. O maior número de vagas está no Campus Cuiabá Octayde, 505 no total distribuídos em sete cursos.

O Edital 31/2024 oferta 232 vagas em cinco campi para quem já fez o ensino médio e quer fazer somente um curso técnico. A seleção é feita pela média das notas de português e matemática dos 1º e 2º anos do ensino médio. Não há prova e a inscrição vai até o dia 04 de outubro. A inscrição é isenta para quem fez o ensino médio na rede pública, ou fez EJA ou estudou em escola particular com bolsa integral, desde que solicitada até o dia 18 de julho. Confira outras informações do Edital 31/2024 AQUI.

Para os cursos de graduação (tecnologia e bacharelado), o IFMT disponibiliza 1.375 vagas, distribuídos em 38 cursos e ofertadas em 17 campi. O ingresso dos aprovados será no primeiro semestre de 2025. Para concorrer as vagas é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente. De acordo com o Edital 34/2024 a prova, a ser realizada em outubro, terá 50 questões com conteúdos das disciplinas do ensino médio. Confira o Edital 34/2024 AQUI

A taxa de inscrição para os cursos superiores é de R$ 80 mas há isenção para candidatos que preencha os requisitos acima.

O Instituto Federal está também com 355 vagas especificas para cursos de licenciatura, de acordo com o Edital 69/2024. São 11 cursos de licenciatura ofertados em sete campi, são eles: Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste e Centro de referência de Jaciara. Outras informações no Edital AQUI.

Para PROEJA há vagas somente para o curso de Técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio que é ofertado no Campus Cáceres. São 35 vagas para quem concluiu o ensino fundamental  e quer fazer o ensino médio e tem mais de 18 anos. A seleção dos candidatos será por sorteio. Não há taxa de inscrição para esse processo seletivo.

IFMT garante ingresso por cotas em todos os processos seletivos

Para todos os processos seletivos, o Instituto Federal possui um sistema de cotas cujo principal meio de conseguir é ter estudado em escola pública. Para quem quer fazer o ensino médio junto com curso técnico ou o ensino técnico após o ensino médio (subsequente), o acesso as cotas é assegurado para quem estudou em escola publica do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Para quem quer fazer um curso superior (tecnologia, bacharelado ou licenciatura), o principal critério é ter estudado todo o ensino médio em escola pública. Mas é necessário que o candidato fique atendo à inscrição pois os documentos que comprovam o direito a cota devem ser enviados junto com a inscrição do candidato.

Outras informações sobre o processo seletivos no endereço https://seletivo.ifmt.edu.br

Confira no vídeo como funciona o acesso por cotas CLIQUE AQUI

Veja a imagem abaixo