Iracema Irigaray inspira mulheres com Palestra transformadora sobre Emoções

Publicado por: Campus Cuiabá / 19 de Julho de 2024 às 18:36

O IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva recebeu, nesta quinta-feira (18 de julho), Iracema Irigaray, educadora corporativa e coach, para “bater um papo” sobre inteligência emocional com as alunas do curso de Assistente Administrativo do programa Mulheres Mil.

O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em distintas situações de vulnerabilidade ou risco social.

A facilitadora convidada é graduada em artes e pós-graduada em Didática do Ensino Superior, coach pelo ICI (Instituto de Coaching Integrado) e tem vasta experiência em cursos de desenvolvimento pessoal e profissional no Brasil e no exterior.

“A emoção tem um propósito”, em uma conversa descontraída, mas com grande embasamento, Iracema explicou “a maneira como nos apresentamos para o mundo e o modo como recebemos a emoção do outro afetam todos os aspectos da vida”. O controle emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções em situações intensas, sejam elas positivas ou negativas e expressá-las de forma apropriada em cada circunstância.

As alunas que fazem parte do programa Mulheres Mil são mães de família, jovens ou maduras, que estão à procura de oportunidades de acesso educacionais, elevação da escolaridade e inclusão ou permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

Durante a palestra, as participantes dialogaram umas com as outras, por meio de exercícios dinâmicos, sendo instigadas a despertar e enfrentar emoções reprimidas pela correria da rotina. Admiração é a palavra da noite, em suas histórias singulares e conectadas, as alunas compartilharam juntas experiências de vida.

Assim como explica Iracema:

“É uma troca sempre entre facilitador e aluno, eu ganho muito e elas também ganham. A base das relações está no equilíbrio e nessas trocas de vivências e sentidos”

“Quando a Miriam me convidou, um sentimento de gratidão muito grande me invadiu e, quando cheguei aqui, soube o porquê. São mulheres muito fortes, guerreiras e determinadas. Me senti honrada em estar neste espaço falando com elas”, ressaltou.

“Não somos ensinados a lidar com nossas emoções, a reconhecê-las e gerenciá-las. E elas nos abalam, por isso eu escolhi propositalmente falar de gestão emocional. Porque elas merecem! Esse projeto é maravilhoso e eu admiro o IFMT por hospedá-lo aqui”.

Para Mírian da Silva, coordenadora do programa no campus, a palestra com Iracema Irigaray é um privilégio. “Convidei Iracema para a última palestra, porque Iracema tem o poder de impactar qualquer pessoa de forma positiva. Ela trabalha com a questão da inteligência emocional e eu quero que essas meninas sintam-se impulsionadas, não só com o curso que elas estão terminando para o mercado de trabalho, mas também na vida delas”.

Segundo Iracema, o conhecimento das emoções faz com que as pessoas fortaleçam sua autoestima, mudem de consciência e tenham uma vida mais equilibrada. “É isso que eu faço o tempo todo, eu trago conhecimento embasado, traduzido para as pessoas de várias formas, para que elas possam ter escolha de fazer diferente do que fizeram com elas”, finalizou.

Já para Silvana Nunes, aluna do programa, foi uma surpresa quando se deparou com a temática. “Eu fiquei bem animada para essa palestra, a gente não sabia qual era o tema até poucas horas antes da palestra. A gente vive à flor da pele”.

“Hoje em dia, quem não tem ansiedade? Eu gostei de aprender sobre o assunto de controlar as emoções. A palestra foi muito rica, um ensino que a gente pode aplicar no dia a dia, no trabalho, com a família. Só tenho a agradecer!”, destacou Silvana.