IV WORKIF: Feira de Inovação Tecnológica apresentará 40 novos projetos desenvolvidos no IFMT

Publicado por: Reitoria / 4 de Agosto de 2016 às 13:36

A inovação tecnológica se dá quando boas ideias transformam-se em ações, projetos ou produtos. No IFMT, as principais inovações geradas no âmbito da instituição serão apresentadas na Feira de Inovação Tecnológica, que será realizada de 9 a 11 de agosto, dentro da programação do IV WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT. Serão apresentados em estandes 40 projetos previamente selecionados por uma comissão designada, com a presença de servidores e estudantes envolvidos no desenvolvimento da inovação. A visitação é gratuita e acontece das 14 às 18h30, nos três dias do evento. As inscrições podem ser feitas de forma antecipada, no site do evento, ou no próprio local.

Em anos anteriores, foram apresentados projetos que alcançaram destaque nacional, como o projeto de aproveitamento de água do ar-condicionado (Campus Várzea Grande), construção de blocos com resíduos da construção civil (Campus Cuiabá) e aplicativos/softwares de controle de pragas (Campus Cáceres), dentre outros. Nesta edição, os projetos/produtos apresentados são, entre outros, soluções nas áreas de tecnologia, alimentação, sustentabilidade, educação, construção civil, agricultura e desenvolvimento local.

Para o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do IFMT, Alencar Bacarji, "a Feira tem como principal objetivo apresentar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos na instituição, em pesquisas com grande potencial que trazem a inovação e empreendedorismo para a realidade da comunidade escolar".

Conheça os projetos que serão apresentados na Feira de Inovação Tecnológica:

1. Smart Evap - Coller Controller (André Luiz Amorim da Fonseca)
2. Farinhas elaboradas de frutas para fins nutricionais e tecnológicos (Elaine Coringa)
3. Tijolo a base de PET (Jose Fernandes Oliveira)
4. Hidroponia sustentável (Luís Lessi dos Reis)
5. Divulgação científica: aliando escola e IFMT pelo PAEC (Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra)
6. Monitor online de temperatura e umidade (Ed´ Wilson Tavares Ferreira)
7. Nutri sweet potato (Lisandra de Abreu Nery)
8. Picolé Fitness (Sandra Aparecida Tavares)
9. Iobeet: O grego de beterraba (Nágela Magave Siqueira)
10. Jogos didáticos para ensino de física (Ismael Alves Junior)
11. EcoPower WiFi (Ernany Paranaguá da Silva)