Laboratório Maker é inaugurado no Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva

Publicado por: Campus Cuiabá / 25 de Novembro de 2022 às 18:09

O Campus Cuiabá Octayde realizou hoje (25) a inauguração do Laboratório IF Maker, um projeto da Rede Maker, idealizado com o objetivo de incentivar a Cultura Maker, derivada do termo “Do it yourself” ou, faça você mesmo. O laboratório conta com três impressoras 3D, cortadora a laser, scanner e ferramentas operacionais, tais como, furadeira, serra tico-tico, kit de ferramentas e, ainda, notebooks com software de modelagem para a criação dos equipamentos.

O evento contou com a presença dos pró-reitores de pesquisa e extensão, os diretores de pesquisa e extensão e toda a equipe do Lab Maker, formada por professores, técnicos e estudantes do campus.

“A realização de um sonho” é como o coordenador do projeto, Ronan Marcelo Martins, descreve a inauguração do laboratório maker no campus. Ele explica que a ideia de implantar o laboratório é um desejo de muitos anos.

"Esse sonho se iniciou lá em 2020 na pandemia, e hoje sinto que foi realizado. Um sonho não só meu, mas de todo o IFMT. Depois de muita luta, chegamos até aqui, e o próximo passo é implantar a cultura maker para a comunidade interna e externa usufruir” afirmou.

Já o diretor de pesquisa e pós graduação, Valtemir Emerencio do Nascimento, considera o laboratório importante para os estudantes da instituição e também para a comunidade externa. “Esse tipo de laboratório, dificilmente terá outro no estado e isso causa um grande impacto para a instituição. Muitos projetos poderão ser desenvolvidos aqui, sendo um implemento para a comunidade acadêmica e a comunidade externa”.

O diretor executivo do IFMT, Cristovam Albano da Silva Junior, acredita que o laboratório é uma forma de mostrar para a sociedade a potencialidade em tecnologia do IFMT. "Este laboratório permite mostrar tudo aquilo que ofertamos para a sociedade. Estamos de portas abertas para receber estudantes que queiram fazer suas experimentações e conhecer a potencialidade da nossa instituição,” concluiu.