Lançado edital de seleção de servidores para Pós-doutorado em Portugal

Publicado por: Reitoria / 6 de Março de 2023 às 14:09

Com o objetivo de fortalecer os grupos de pesquisa certificados pela instituição, ampliar as atividades de internacionalização em articulação com a qualificação de pessoal e a pesquisa científica, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação lança, nesta segunda-feira (06.03), o edital de seleção de servidores para qualificação em nível de Estágio de Pós-doutorado em parceria com a Universidade Beira do Interior (UBI/Portugal) – Edital 32/2023.

Serão ofertadas 59 vagas em diversas áreas do conhecimento. O termo aditivo de convênio entre as duas instituições foi assinado pelo reitor Julio César dos Santos e pelo reitor da Universidade Beira do Interior (UBI/Portugal), Mário Raposo hoje (06.03) pela manhã, na sede da UBI, em Portugal. O reitor e uma comitiva de gestores participam, até 13 de março, de um programa de formação naquele país e na Noruega.

"Foi um dia produtivo sob dois aspectos. Primeiro, do ponto de vista da formação dos gestores que adquiriram experiência nas áreas de empreendedorismo, de fomento e apoio ao surgimento de novos negócios relacionados ao ensino e pesquisa. E, segundo, para servidores e estudantes pelos convênios de capacitação de mestrado e pós-doutorado firmados e pelo desafio de empreendedorismo e inovação que estamos lançando em parceria com a UBI e envolverá todos os campi. Então o IFMT sai fortalecido e toda a instituição ganhará com esta iniciativa,” avaliou o reitor.

Edital 32/2023

As vagas serão destinadas à ampla concorrência, servidores do IFMT de forma geral e aos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação do IFMT: Mestrado em Ciências de Alimentos, Mestrado em Ensino, Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado Profnit, Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia.

Para inscrição, os servidores deverão submeter um plano de trabalho e de pesquisa nos seguintes moldes.

São três os requisitos para participação: Ter Currículo Lattes atualizado; estar filiado a núcleo ou grupo de pesquisa certificado pelo IFMT junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); não possuir atrasos na conclusão de projetos executados no âmbito de edital publicado pela Propes;

A atividade de pesquisa do estágio pós-doutoramento junto à UBI compreende ações e metas a serem cumpridas ao longo dos 12 meses, sendo: participação em eventos com apresentação de trabalhos; minicursos a serem ministrados; publicação de artigos e capítulos de livros; palestras a serem proferidas; orientações de supervisão; participação remota em disciplinas com o docente supervisor; desenvolvimento da pesquisa de pós-doutorado; entre outras.

A quantidade de produções dependerá da área e do plano de trabalho a ser ajustado com o supervisor, conforme metas da UBI.

Submissão

A submissão ocorrerá exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários ao e-mail: pos.graduacao@ifmt.edu.br

Os documentos deverão ser enviados em arquivo único: Ficha de Inscrição; Currículo Lattes; Documentos comprobatórios de pontuação; Plano de Trabalho/Projeto

Avaliação

A avaliação dos projetos submetidos dar-se-á por meio de avaliação da produção acadêmico-científica do proponente nos últimos três anos;

Classificação e Resultado

A classificação será por ordem decrescente, por área e vagas disponíveis.

Lançamento do edital: 06/03/2023
Impugnação do edital: 07/03/2023
Envio dos documentos e proposta: De 13/03 a 31/03/2023
Resultado preliminar: 06/04/2023
Recursos: 10/04/2023
Resultado final: 12/04/2023

Acesse a íntegra do Edital 32/2023, abaixo.

Marcadores: ifmt_1