Mais de 40 servidores são capacitados em implantação de Escritório de Processos

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2019 às 16:46

Quarenta e três servidores dos campi e Reitoria, concluem nesta sexta-feira (22), o curso “Implantação de Escritório de Processos com foco na modelagem e melhoria de processos”, ministrado pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo – (UFES), Dr. Roquemar de Lima Baldam. Foram 40 horas de capacitação, iniciada na segunda-feira (18), no auditório da Reitoria e idealizada pelo Escritório de Gerenciamento de Processos (EGP) ligado a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin).

Entre os assuntos trabalhados por meio de palestras e workshops, estão o BPM Gerenciamento de Processos; Transformação de Processos e Pensamento Enxuto: Perspectivas e Oportunidades; Infraestrutura, competências e atividades típicas de um Escritório de Processos; Pensamento Enxuto aplicado à melhoria de processos; Governança de atividades operacionais e Modelagem de Processos.

A coordenadora de Gestão de Pessoas do campus de Primavera do Leste, Dilce Cervieri, afirma que após vários dias de estudo consegue perceber diversas possibilidades de mudanças para o seu campus na melhoria de processos. “É preciso ter um olhar diferenciado. Às vezes estamos acostumados com alguma rotina e nem sempre é necessário ser daquela forma. Espero que possamos agilizar nossos processos, observar que nem sempre é necessário que um processo passe várias vezes pelo mesmo setor e que há formas de otimizar as práticas”, analisou.

A chamada Terceira onda de trabalho com processos, iniciada nos anos 2000, foi apontada pelo instrutor Roquemar Baldan como uma novidade nos setores público e privado, especialmente no mercado financeiro, que conta com um nível de automação muito elevado. A modelagem de processos possibilita transparência, tratamento igualitário e economicidade.

“A ideia é trazer isso para o setor público. O diferencial desta capacitação é ser integrada. Eles tiveram uma visão geral, desde como se planeja para se obter o processo, selecionar o processo adequadamente, entender as características do seu setor e também modelar e compreender esse processo, com o propósito de treinar operadores, de melhorar o procedimento, de incentivar os servidores na ponta a compreenderem o seu processo em seus locais de trabalho. Entender como a casa funciona e otimizar esse funcionamento”, ensinou o professor Roquemar.

Marcadores: ifmt_1