início do conteúdo

Programa Mulheres Mil: IFMT Cáceres oferece curso FIC de Agente de Desenvolvimento Sustentável para mulheres cacerenses

Publicado por: Campus Cáceres / 5 de Setembro de 2023 às 14:04

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof.Olegário Baldo abre inscrições nesta quarta-feira (06/09) para o processo seletivo de ingresso de mulheres estudantes no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, ofertado pelo Programa Bolsa Formação Mulheres Mil.

Voltado para qualificação profissional e tecnológica e inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidades e risco social,o programa é coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec do Ministério da Educação e está inserido no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Criado pelo governo federal em 2005, com oferta no IFMT Cáceres entre os anos de 2011 a 2015, o programa Mulheres Mil foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2023 e instituído por meio da Portaria do Ministério da Educação nº 725/2023.

O curso, oferecido pelo IFMT Cáceres na edição 2023 do Mulheres Mil, tem carga horária de 160 horas e é voltado para mulheres a partir de 16 anos que tenham concluído o ensino fundamental. O campus oferece 40 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, com previsão de início das aulas no próximo mês de outubro.

As atividades teórico-práticas do curso serão realizadas na Escola Municipal Vila Real, no bairro Vila Real, e na sede do campus do IFMT em Cáceres.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Marcella Uceda Betti, doutora em Ciências Sociais,as aulas serão ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras,no período noturno, no horário das 18h30 às 22h30 e nos sábados,no período matutino, das 8 às 12 horas. A agenda do curso prevê também aulas no período da tarde, em 2(dois)sábados, das 13 às 17 horas, e em 1 (um) domingo com atividade prática, no período matutino, das 8 às 12 horas.

Benefícios
As estudantes matriculadas terão direito - além de formação em curso gratuito ofertado com quadro docente de especialistas na área – a certificação como Agente de Desenvolvimento Socioambiental, uniforme e material escolar, além de auxílio estudantil no valor de R$ 400,00 para as estudantes com 75 % de frequência mensal no curso.

Saiba mais sobre o curso:
Segundo o Projeto Pedagógico do Curso(PPC), aprovado pela Resolução 27/2023 da Pró-reitoria de Ensino do IFMT (Proen), o objetivo do curso é formar profissionais que possam atuar na implantação de ações socioambientais coletivas em ambientes naturais, urbanos e rurais e também como mediadoras, entre pessoas e segmentos da sociedade, em processo de construção e execução de projetos socioambientais.

Organizado em três núcleos de componentes curriculares, o curso conta no Núcleo Fundamental com as disciplinas de Leitura e Produção de Texto; Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira; e Inclusão Digital Voltada para o Exercício da Cidadania.

No Núcleo Articulador, estão as disciplinas de Cidadania, Gênero e Direitos da Mulher, Ética e Relações Humanas; Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança Alimentar e Nutricional; Oratória, Expressão Corporal e Verbal; Noções de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária; e Direitos e Deveres da Trabalhadora.


Já na etapa da formação do Núcleo Tecnológico, as estudantes terão as disciplinas de Educação Ambiental e Sustentabilidade; Impactos Ambientais; Resíduos Sólidos e Meio Ambiente; Reaproveitando resíduos; e Projetos Socioambientais.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 06 e 19 de setembro,exclusivamente pela internet. A mulher interessada deverá preencher o formulário eletrônico disponível no endereço https://forms.gle/Y47oH6U4kAVKRAfR7

No ato da inscrição, nos espaços indicados pelo formulário eletrônico, a candidata deverá anexar a documentação relacionada. Os arquivos podem ser enviados em formato de fotografia ou digitalizados em pdf.

A seleção será feita por meio de análise dos dados fornecidos pelas candidatas no formulário eletrônico. De acordo com o Edital Nº 29/2023, as vagas serão ocupadas, prioritariamente, por mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Confira o edital na íntegra

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT