IFMT e OPAN buscam aproximação para trabalhos com povos indígenas

Publicado por: Reitoria / 27 de Agosto de 2018 às 17:21

Com o objetivo de estreitar laços para realizar trabalhos conjuntos de atendimento às populações indígenas de Mato Grosso representantes da Reitoria do IFMT e da ONG Operação Amazônia Nativa (Opan), se reuniram no dia 22 em uma webconferência, da qual também participaram professores do IFMT de Canarana, Confresa, Juína e Alta Floresta, que desenvolvem pesquisas dentro dessa temática.

O diretor da Opan Ivar Busatto e sua equipe apresentaram os trabalhos desenvolvidos em diversos municípios com os povos indígena Myky, Manoki e Marãiwatsédé, em eixos relacionados à Soberania e Segurança Alimentar; Formação Indígena, Lideranças e Apoio aos Rituais Tradicionais.

“Foi a terceira reunião para uma aproximação entre o trabalho que a Opan desenvolve com as populações indígenas em várias regiões do estado, no sentido de socializar o que estamos fazendo e conhecer quantos e quais pesquisadores, professores e núcleos regionais do IFMT no interior podem apresentar possibilidades de colaboração no entendimento do que acontece nos territórios indígenas e do que se está desenvolvendo, tanto nós quanto o Instituto, para que haja a possibilidade de colaboração efetiva entre as partes”, afirmou Busatto.

Depois de conhecer um pouco a atuação da organização não governamental, a reitora substituta do IFMT e presidente substituta do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, Indígenas e de Fronteira Maria Dimpina (NEABI/NUMDI), Gláucia Mara de Barros e os pró-reitores de Pesquisa e Extensão, Wander Barros e Marcus Taques, também mostraram o que a instituição vem realizando e serão estudados os meios de colaboração nessa parceria. A conferência foi mediada pela pesquisadora do NUMDI, Maristela Guimarães.

“Quando fomos procurados pela Opan para atender a população indígena e os assentados percebemos que podemos auxiliar e ser auxiliados na tarefa de apoiar essa população mais carente e sem acesso às políticas públicas através do ensino, da pesquisa e da extensão. Com essa parceria estaremos mais uma vez cumprindo o nosso papel de uma instituição de inclusão social, voltada à comunidade e de portas abertas a contribuir por meio de capacitações voltadas à área agrícola, fauna, flora, entre outras”, destacou a reitora substituta.

Festival Juruena Vivo – Em sua quinta edição, o festival é promovido pela Rede Juruena Vivo, uma frente de várias entidades que buscam proteção das águas, dos recursos naturais, das populações e da biodiversidade da região do rio Juruena. O evento será realizado em Juína no período de 19 a 21 de outubro e contará com a participação dos campi Juína e Alta Floresta.

“Serão apresentados trabalhos de comunidades locais, tanto indígenas quanto de trabalhadores rurais e discutidas possibilidades de apoios mútuos no encaminhamento de soluções no campo da agroecologia, da cultura, da medicina, dos conhecimentos tradicionais, da preservação ambiental, entre outros problemas enfrentados por essas populações”, completou Busatto.

Marcadores: ifmtnumdi