Ponto de Coleta: Componentes eletrônicos e óleo de cozinha usado podem ser descartados no IFMT Campus Sorriso para reciclagem

Publicado por: Campus Sorriso / 5 de Junho de 2023 às 10:08

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso agora é também um ponto de coleta de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico por meio do projeto Eco Sorriso, desenvolvido pela Prefeitura Municipal. Na manhã desta segunda-feira (05), o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, foi até a unidade de ensino federal, localizada na região do Rota do Sol, para a entrega oficial do equipamento de coleta de óleo. De acordo com ele, o município tem mais de 40 pontos de coleta similares.

Martins conta que o projeto tem pouco mais de dois anos e que o material coletado tem diferentes destinações: o óleo de cozinha é levado por uma empresa parceira até Várzea Grande, onde é utilizado para a produção de biocombustíveis; e os eletrônicos são encaminhados para a associação de catadores que, por sua vez, separa os diferentes componentes para reciclagem de acordo com sua composição. “Hoje em Sorriso -temos uma preocupação muito grande para que a gente construa essa cidade cada vez mais sustentável, cada vez mais ecológica”, explica.

A chefe do Dep. De Ensino do IFMT Campus Sorriso, prof. Terezinha Ferreira de Almeida, reforça que “o Instituto é parceiro em todo projeto que visa minimizar impactos ambientais”, exemplificando que a coleta de lixo eletrônico é uma ação que foi iniciada na unidade em um momento anterior e que agora é retomada por meio da parceria com a prefeitura. Agora com pontos de coleta funcionais para os dois materiais, ela reforça que o Instituto é de todos, e que “é importante que a população se mobilize para utilizar esses pontos de coleta, não só a comunidade acadêmica como também a vizinhança da instituição. Assim a gente impede que esses materiais prejudiquem o meio ambiente”.