Professor lança livro sobre a história do Ginásio Agrícola Gustavo Dutra no período ditatorial

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Agosto de 2023 às 08:12

Fruto de uma tese de Doutorado, a obra literária “Ginásio agrícola Gustavo Dutra – MT: 1969 a 1974: Tempos e espaços” foi lançada em julho de 2023 pelo professor do IFMT São Vicente Abimael Antunes Marques, publicado pela Atena Editora.

A pesquisa busca se aprofundar em um período ditatorial da história da educação brasileira, mais especificamente nessa escola agrícola, hoje IFMT São Vicente, mantida pelo governo federal e que funcionava antigamente só em regime de internato.

Conforme o autor, o levantamento histórico foi feito mediante análise de documentos depositados no arquivo da instituição e fontes de outra natureza como, por exemplo, a legislação. O cotidiano escolar, por sua vez, foi avaliado através de documentos oficiais e da história oral.

O recorte para este estudo volta aos anos de 1969 a 1974, período do governo do então presidente Emílio Garrastazu Médici, o chamado Anos de Chumbo. Nesse período, as garantias individuais foram abolidas, o Estado de Direito encerrado, o Congresso fechado pelos atos institucionais e a censura implantada em todos os níveis, tudo em nome da Segurança Nacional.

“São fatos que vêm ao encontro do objetivo desta pesquisa: investigar como se deu a ocupação do tempo e do espaço escolar no Ginásio Agrícola Gustavo Dutra durante esse período, mostrando como e por que se dava a exigência do uniforme, a imposição aos cultos cívicos ufanistas, a obrigatoriedade do ensino de Educação Moral e Cívica, o dever sempre maior que o direito do exercício da cidadania, a rigidez da disciplina escolar e as sanções disciplinares”, destaca Abimael em um trecho do livro.

Os Aprendizados Agrícolas deixaram significativa parcela de contribuição no desenvolvimento da agricultura brasileira, pois ali eram organizadas as semanas ruralistas, palestras educativas e exposições regionais. “Esses eventos tinham uma finalidade específica para o governo, ou seja, era necessário que tudo se fizesse para que esses estabelecimentos se tornassem os centros de atração para as populações vizinhas, mantendo-as na zona rural, como forma de evitar o seu deslocamento para os centros urbanos, ou seja, o êxodo rural”, esclarece a introdução da obra.

No primeiro capítulo, encontra-se a contextualização histórica do trabalho, trazendo à tona o município de Santo Antônio de Leverger e a criação do Aprendizado Agrícola Gustavo Dutra.

O segundo capítulo destaca o trabalho desenvolvido pela escola, como se dava a exigência do uso do uniforme, como eram realizados os cultos cívicos e como a inserção do ensino de Educação Moral e Cívica e o dever foram peças importantes do Regime Militar na instituição.

No terceiro e último capítulo, estão dispostas algumas tabelas que trazem os números da instituição, como o quantitativo de alunos, professores e suas atividades, os cursos oferecidos pelo ginásio, os números do internato, as evasões, as matrículas, entre outros.

Além de ter exemplares disponíveis na biblioteca da escola, o livro pode ser lido de forma online ou baixado diretamente do site da Atena Editora. https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/ginasio-agricola-gustavo-dutra-mt-1969-a-1974-tempos-e-espacos