Professora do Campus Primavera do Leste do IFMT participa de formação na Escola Sírius de SP

Publicado por: Reitoria / 22 de Janeiro de 2024 às 12:44

A professora de química do Campus Primavera do Leste, Mariane Gomes de Lima, participou de uma imersão formativa, no período de 15 a 19 de janeiro, na escola Sírius do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação em Parceria com a Sociedade Brasileira de Física.

A formação é realizada todos os anos com professores do ensino médio das disciplinas de física, química e biologia na cidade de Campinas -SP. Ao todo foram 60 participantes de todo o Brasil. De Mato Grosso participaram a professora Mariane e a professora Gleyci da rede estadual de Ensino. A seleção foi feita pelo curriculum lattes e pela avaliação da carta de intenções.

Durante a formação os participantes participaram de mesas redondas, palestras, oficinas e visitas ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e a laboratórios, com o intuito de promover discussões sobre novas formas de abordagem do  conhecimento científico atual nas salas de aula.

“A escola ESPEM possibilita uma imersão científica dos professores do ensino médio, sobre aceleradores de partículas com foco no Sirius que está presente no CNPEM. A obtenção de luz síncrotron é utilizada para variadas aplicações, como para estudo da estrutura dos materiais, produção de fármacos, materiais biorrenováveis entre outros”, explicou a professora Mariane.