início do conteúdo

Professora do IFMT fala sobre direito ao voto e a luta das mulheres na política em podcast

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Fevereiro de 2024 às 10:28

A professora do IFMT Campus Cuiabá Octayde e pesquisadora Dejenana Campos esteve, na última sexta-feira (23 de fevereiro), no podcast Vozes do MPMT, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), para um bate-papo sobre o direito ao voto feminino e a luta das mulheres na política.

O debate tem como objetivo celebrar os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado no dia 24 de fevereiro. A professora, que é pesquisadora nos temas de gênero e violência política de gênero, aproveitou a participação para explicar um pouco da luta das mulheres para a conquista de direitos civis e políticos.  

“A luta começou muito tempo antes. Em 1789, na Revolução Francesa, começou a se discutir a participação da mulher na política. A partir de uma palavra que mudou o mundo, chamada: igualdade. Igualdade é a base da democracia e é igualdade (equidade e paridade) política que nós queremos”, explica.

De acordo com a pesquisadora, graças ao empenho, ousadia e luta de importantes figuras femininas é que foi possível trazer à tona o direito da mulher na sociedade. “Tudo que nós temos, nós devemos a outras mulheres que vieram antes”.

Ao ser questionada pela jornalista Tânia Rauber sobre os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que apontam que, apesar de haver um crescimento de candidaturas femininas, ainda há um número pequeno de mulheres eleitas, a professora ressalta que ainda é preciso enfrentar muitas barreiras para adentrar a política e a manutenção delas no poder.

“As últimas resoluções do TSE mostram que estão nos ajudando muito, através de financiamento de campanhas, já temos o FEFC, que é o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mas a distribuição dos recursos é realizado pelos partidos políticos. Então, os partidos precisam cumprir aqueles 30%, mas [nós mulheres] precisamos entender de prestações de contas eleitorais, das legislações aplicáveis, saber como funciona todo esse cenário político e a dinâmica do poder. Queremos mais mulheres no poder e mais poder para as mulheres!".

A entrevista completa está no episódio 55 do podcast Vozes do MPMT, disponível no canal do MPMT no Youtube e nas principais plataformas de podcast. Confira!

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT