Professores e Mestrandos do PPGEn e GPHSC do IFMT apresentam artigos científicos no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) em João Pessoa (PB)

Publicado por: Campus Várzea Grande / 27 de Novembro de 2017 às 08:18

Entre os dias 15 e 18 de novembro de 2017, os mestrandos do Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Ensino UNIC/IFMT (PPGEn) e os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Humanidades e sociedade contemporânea (GPHSC), apresentaram trabalhos no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado na cidade de João Pessoa/PB. O IV CONEDU teve uma programação de sessões de comunicação oral e pôster, conferências, mesas redondas, palestras, minicursos e oficinas, além de atividades culturais, exposição de livros, mostras pedagógicas, exibição de vídeos de curta metragem para contemplar os participantes que desenvolvem as diferentes temáticas nas áreas de Educação.

Nesta perspectiva os integrantes do GPHSC, que contempla uma diversidade de pesquisadores como professores de vários Campi do IFMT, da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, de universidades particulares, além de alunos do Mestrado em Ensino do IFMT, e alunos bolsistas do ensino médio técnico, participaram do evento com trabalhos científicos que trataram da divulgação dos dados da Pesquisa do grupo sob o viés “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: Diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos", aprovada no Comitê de Ética de Pesquisa com seres humanos: CAAE 60165016.0.0000.5165.

Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do GPHSC foram na modalidade de comunicação oral e contemplam os atuais resultados do grupo e com os títulos  "Sociedade Contemporânea: Convivência Global e Violência Escolar", com autoria da Profª Raquel Mota, e coautoria de Felicissimo da Fonseca, Cleide de Oliveira e Yuri de Assumpção; "Direitos Humanos no Contexto Escolar e Organizacional - Uma Pesquisa Bibliográfica Documental na Paraíba", com autoria da Profª Raquel Mota, e coautoria de Jonas de Araújo e Rodrigo Pinto; "O Bullying e o Ensino-Aprendizagem Agropecuário: Vivências e Cotidianidades", com autoria de Paulo de Oliveira e coautoria da Profª Raquel Mota; "Bullying, Identidade e Direitos Humanos no Contexto Escolar" com autoria de Jair de Souza e coautoria de Raquel Mota, Vanessa Silva e Degmar dos Anjos; e "Gênero e Educação: Dando voz às mulheres na escola" com autoria de Adriana de Oliveira, sendo este último resultado da pesquisa da psicóloga sobre sexualidade no campus Cuiabá Bela Vista.

As pesquisas do grupo apontam para perspectivas de inclusão e defesa da qualidade da educação a partir da prevenção contra o bullying e a violação dos direitos humanos. Os resultados permitem perceber a necessidade de intervenção e, em diálogo com os pesquisadores no evento, várias propostas surgiram, tais como psicodrama, cartilhas, produção de livros por parte dos alunos, políticas públicas e educacionais, dentre outras.

Além dos artigos citados acima, o professor Dr do IFPB e do PPGEn, Degmar Francisco dos Anjos, apresentou em comunicação oral o trabalho: "Corporeidade, Sexualidades e Vulnerabilidades: Lacunas na Formação Docente", em coautoria com seus orientandos mestrandos Jessika Ostelony da Silva, José Henrique Monteiro da Fonseca e da professora Raquel Mota. O trabalho aponta para a necessidade de formação do profissional de educação para atuar nas questões da sexualidade e saúde e para a inclusão de vulnerabilidades juvenis, como as IST’s, HIV/Aids e gravidez na adolescência. Além do relançamento do livro "Quando três tempos se encontram: Sentidos e ressignificações de jovens vivendo com HIV/AIDS".

Os mestrandos do PPGEn também apresentaram trabalhos nas modalidades de comunicação oral e pôster, na área de estudo sobre o ensino de Ciências e suas implicações na atualidade, desde a relação ciência e tecnologia, ciência e meio ambiente, bem como relevantes estudos que visam oportunizar um ensino com práticas investigativas, sustentáveis e inclusivas nesta área.  Na modalidade Comunicação Oral foram apresentados: "Concepções de Professores de Ciências Acerca das Interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)" com autoria da mestranda Mirian Silva dos Anjos Pereira, e coautoria dos mestrandos Paulo de Oliveira, Luzinete Costa, Suzana Assis e Silva; "A Pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica e o Uso da Feira de Ciências como Metodologia Estratégica no Ensino-Aprendizagem" com autoria da mestranda Luzinete Duarte Costa e coautoria dos mestrandos Paulo de Oliveira, Mirian Pereira, Suzana Assis e Silva; "Educação Ambiental sob a ótica das diversas janelas" com autoria da mestranda Suzana Assis e Silva e coautoria dos mestrandos Mirian Pereira, Stela Lima. E nas modalidades de Pôster como a "Caracterização do Conhecimento Especializado de Professores de Física", com autoria Stela Lima, e apresentado pela mestranda coautoras Luzinete Costa e Mirian Pereira; "E-Lixo: Um estudo sobre a percepção ambiental dos consumidores do município de Jaciara - MT", com autoria da mestranda Mirian Pereira e coautoria Paulo de Oliveira, Luzinete Costa, Suzana Assis e Silva; "Cozinha Sustentável e Aproveitamento Integral dos Alimentos: O Dia em que a aula de Ciências acontece na cozinha da Escola" com autoria da mestranda Luzinete Costa e coautoria Stela Lima.

Texto: Paulo Alves de Oliveira, Revisão: Cristiane Fronza/IFMT Várzea Grande

Informações complementares

Sítio eletrônico do evento: https://www.conedu.com.br/index.php