Projeto do IFMT Rondonópolis sobre ensino de matemática vira capítulo de livro

Publicado por: Campus Rondonópolis / 26 de Abril de 2023 às 14:54

Foi lançado nesta quarta-feira (26) o livro ‘Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas Interfaces com Ensino, Pesquisa e Extensão. Os professores de matemática do IFMT Rondonópolis, Nelson Luiz Graf Odi e Magda Cabral Costa Santos, foram autores de um dos 24 capítulos da coletânea, que reuniu trabalhos de mais de 50 pesquisadores.

O capítulo foi o resultado do projeto de extensão ‘Construções Geométricas com Régua, Compasso e Geogebra’, que contou também com a autoria da egressa do Ensino Médio Integrado ao Curso de Química, Agata Cristie Cabral Santos, atual acadêmica de Engenharia Química no IF de Goiás.

O projeto de extensão foi desenvolvido ao longo de 2018, com professores de Matemática e alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Rondonópolis,  e teve o objetivo de ensinar matemática de um jeito diferente e mais prático, através do uso de atividades de construções geométricas com régua e compasso e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) explorando ferramentas do Software GeoGebra.

Ao todo, foram atendidos 130 estudantes do Ensino Médio e seus professores no Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão (LEMAT).

De acordo com os autores, a Matemática é geralmente vista como difícil e definida como ciência das formas e das quantidades. Estes atributos reducionistas, acabam por afastar os estudantes ou até mesmo amedrontar durante o aprendizado da Matemática. Por isso, os professores das turmas também participaram do projeto para que pudessem disseminar o conhecimento para outros estudantes.

Através desse contato dos professores com as novas ferramentas tecnológicas, a ideia foi que os docentes ganhassem confiança para propor a tarefa aos demais alunos pelo fato de terem observado que estes realizavam uma atividade interessante e satisfatória.

Durante a execução das atividades, os discentes puderem desenhar formas geométricas tanto no papel, como utilizando o computador. E poder visualizar em outras dimensões seus trabalhos, despertou o interesse e o melhor entendimento da matemática.

De acordo com Nelson Odi, o projeto se mostrou desafiador, pois não havia uma dimensão clara das demandas que foram se apresentando mesmo antes de colocar a ideia em prática. Contudo, todos os desafios foram sendo superados ao longo do projeto, e o ganho dos estudantes foi notório.

“Percebeu-se que os ganhos em termos de aprendizagem foram potencializados com a realização das duas etapas envolvendo as construções geométricas. É notório que o desempenho dos alunos é bastante desigual, principalmente no começo. O lado positivo desta disparidade é que o ritmo do aluno é respeitado. Não está estipulado um tempo mínimo ou máximo para que cada um realize as construções no papel”, disse o autor.

De acordo com o professor Gaudencio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, responsável por escrever o prefácio do livro, as obras trazem o aspecto da inclusão de novos sujeitos sociais e uma contribuição singular para a educação no Brasil.

>>>CLIQUE AQUI E BAIXE O LIVRO<<<

A live de lançamento do livro ‘Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas Interfaces com Ensino, Pesquisa e Extensão’, pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/watch?v=Zy_707T5LUo

obs.: Atualmente a professora Magda Cabral Costa Santos integra o corpo docente do Instituto Federal de Goiás.

Notícia relacionadahttps://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/ifmt-integra-obra-sobre-educacao-na-amazonia-legal-ser-lancada-na-quarta-feira-25/