Projeto Mulheres Mil do IFMT Campo Novo do Parecis conquista 2º lugar no país

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 24 de Agosto de 2023 às 10:35

O projeto “Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor” possibilitará o acesso à educação e ao mercado de trabalho, a promoção da inclusão social e o combate à vulnerabilidade social em mulheres em situação de pobreza.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis ficou em segundo lugar entre as propostas enviadas para a retomada do programa federal Mulheres Mil, que visa à formação profissional, elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O projeto do Campus, “Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor”, vem ao encontro de um conjunto de políticas públicas que possibilitará além do acesso à educação e ao mercado de trabalho, a promoção da inclusão social e o exercício da cidadania, bem como combater as diversas formas de vulnerabilidade social em mulheres em situação de pobreza, em sintonia com uma ação já realizada no município de Campo Novo do Parecis, se propondo a dar continuidade às atividades já desenvolvidas pela ONG Casa das Marias, através do projeto Horta Comunitária.

Segundo a coordenadora adjunta, Aline Pires de Morais, o programa Mulheres Mil vai beneficiar a inclusão social de mulheres camponovenses, visando dar uma formação e capacitá-las para a geração de renda. “O IFMT Campus Campo Novo do Parecis pretende, por meio da oferta do curso, contribuir para a melhoria da vida dessas mulheres ofertando uma formação de qualidade e fortalecendo o empreendedorismo feminino na região”, complementou.

Atendendo, em média, 30 mulheres por dia, a horta comunitária da Casa das Marias produz folhosos e legumes, alimentos divididos entre as mulheres que frequentam a instituição. Com o projeto proposto ao Programa Mulheres Mil, as mulheres atendidas pela ONG terão a oportunidade de produzir e comercializar produtos como geleias, compotas, pastas, molhos e aperitivos, a partir do que é produzido e colhido na horta comunitária, aliado à compreensão do processo da economia solidária, cooperativismo e associativismo.

A iniciativa conta com a infraestrutura da ONG Casa das Marias, que disponibilizará a cozinha industrial para a realização do curso e o espaço para o cuidado dos filhos enquanto as mães participam da capacitação. E também arcará com os utensílios e insumos necessários para a produção dos alimentos no curso de “Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor”.

Para este curso do Mulheres Mil, o IFMT Campus Campo Novo do Parecis ofertará um total de 40 vagas e foi pensando para ser o mais inclusivo possível. A ideia é que as mulheres participantes se aproximem de um ambiente de produção de conhecimento.

“Almejamos despertar nessas mulheres o desejo pela aprendizagem e permitir que percebam a possibilidade de, por meio do acesso à educação, melhorarem sua vida e a de suas famílias, o que, por sua vez, constituir-se-á como um caminho para a inclusão social dessas mulheres que por muito tempo viveram sem o devido incentivo para sua ascensão e inclusão social”, complementou Aline.

O curso “Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas pelo Uso do Calor” está previsto para ter início no final de setembro/início de outubro. Para a coordenadora da ONG Casa das Marias, Luciana Matte, será um prazer ofertar este curso em parceria com o IFMT. “Tenho certeza que trará capacitação e renda ao mesmo tempo”, acrescentou.

O diretor-geral do IFMT Campus Campo Novo do Parecis considera de suma importância o retorno do programa Mulheres Mil. “Trata-se de uma ação com forte impacto social na vida de mulheres em todo o Brasil. Através do fomento realizado pelo Governo Federal e de Parceria com a ONG Casas das Marias, o IFMT Campus Campo Novo do Parecis tem orgulho em ser instrumento de transformação social na vida dessas pessoas, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, finalizou.

Mulheres Mil

Criado em 2007, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo estimular o protagonismo das mulheres em situação de vulnerabilidade, melhorando a qualidade de vida e o meio social de que fazem parte. Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o programa é oferecido pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo país.

O projeto está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis