IFMT Cáceres assina protocolo de intenções com a FASE e discute parcerias com outras organizações para fomento à Agricultura Familiar na Região Oeste

Publicado por: Campus Cáceres / 27 de Setembro de 2023 às 14:37

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, discute e estabelece protocolos de intenções com instituições públicas e Organizações Não Governamentais da Região Oeste de Mato Grosso para o desenvolvimento de parcerias no âmbito da Agricultura Familiar.

Em agenda realizada neste mês de setembro, o diretor-geral do campus, Anderson Wesley Alves Bezerra, assinou um protocolo de intenções com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase, Mato Grosso, representada pela coordenadora Fátima Aparecida Garcia de Moura (Cidinha), com o objetivo de subsidiar a parceria entre as instituições.

"No âmbito do IFMT Campus Cáceres, reconhecemos a agricultura familiar como sendo vital. Ela não apenas sustenta nosso refeitório, mas também nutre o vínculo entre a instituição e as raízes da comunidade. A valorização da agricultura familiar é essencial para um campus mais sustentável e conectado com a realidade local", afirma o diretor-geral do campus, Anderson Bezerra.

“A elaboração do protocolo do IFMT com a Fase vem sendo desenvolvida desde o ano passado e deverá subsidiar a parceria para realização de contratos e convênios de fomento às atividades da agricultura familiar na região”, explica o coordenador de extensão do campus, Vagner Aniceto Teixeira.

A assinatura do documento foi firmada no dia 14.09 no gabinete da direção geral do campus, em reunião que contou com a presença de gestores do IFMT Cáceres e da equipe de educadoras e educadores da Fase - MT, representada pela engenheira agrônoma, Kézia Cristina da Cruz e o engenheiro florestal, Robson Prado, egresso da primeira turma do curso de bacharelado em Engenharia Florestal do IFMT Cáceres.

"A expectativa da Fase com esta parceria é muito positiva. Entre as ações , queremos avançar com o IFMT em processos que auxiliem as agricultoras e agricultores da região a participarem das chamadas públicas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) pra a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a escola e de outras políticas públicas para o setor", afirma a coordenadora da Fase MT.

Para Cidinha é importante também pensar projetos em parceria para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia em Mato Grosso.

Outras Parcerias

Ainda no âmbito de parcerias para a agricultura familiar, entre as instituições que apresentaram demandas ao IFMT Cáceres estão a Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (Ampafad), a Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA), e a Secretaria Municipal de Fomento à Agropecuária, Indústria e Comércio, do município de São José dos Quatro Marcos.

O trabalho de elaboração de protocolo de intenções para parcerias entre o IFMT Cáceres e cada uma dessas instituições teve início neste mês de setembro em agendas realizadas no dia 14.09 no gabinete da direção-geral do campus.

A parceria do IFMT Cáceres com a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos está sendo discutida com o secretário de Agropecuária, Indústria e Comércio do município, Vagner Meira Teixeira.

A agenda com a Ampafad contou com as presenças de diretoras e da presidente da organização Marilene dos Reis Alves.

O termo de parceria com a ARPA foi discutido com o coordenador de projetos da associação, Sanzio Sardinha; o técnico de campo, médico veterinário Cláudio Nascimento; a responsável pela comercialização dos produtos da associação, Beatriz Pereira; e a produtora agroecológica, Dayane Paz.

De acordo com o diretor de ensino do IFMT Cáceres, professor Anderson Ritela, as agendas têm como objetivo a elaboração e implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão para promover o desenvolvimento de cadeias produtivas locais sustentáveis da Agricultura Familiar.