Realizada a Aula inaugural das turmas da parceria do IFMT e Secretaria Municipal de Educação para cursos técnicos do Profuncionário

Publicado por: Reitoria / 2 de Março de 2016 às 17:08

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou na noite desta terça-feira (01/03), no auditório do Senai de Várzea Grande, a aula inaugural dos cursos técnicos do Programa Profuncionário, nas áreas de Infraestrutura Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. As turmas que iniciam suas aulas são fruto da parceria com IFMT com a Secretaria de Educação de Cuiabá, que reservou 250 vagas para trabalhadores da educação na rede municipal. Anteriormente, no dia 18 de janeiro, 2250 alunos ingressaram nos cursos do Profuncionário, em polos de apoio distribuídos por todo o Estado.

O evento contou com a participação do reitor substituto do IFMT, Willian de Paula; do pró-reitor de ensino, Ghilson Ramalho Correa; do chefe do departamento de educação a distância do IFMT, Claudio Bernardi; da coordenadora do programa Profuncionário, Silvai Stering; do secretario municipal de educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo; da secretaria djunta municipal de educação de Cuiabá, Marioneide Kliemaschewsk; do presidente do Sintep-MT, João Custódio Silva; e de representantes dos discentes.

"Esta parceria fortalece nosso vínculo com outras instituições, como a Secretaria Municipal de Educação", destacou o reitor substituto do IFMT, Willian de Paula. "Com estes cursos aumentamos a nossa oferta de formação inicial e continuada aos trabalhadores e seguimos no atendimento a nossa missão, de educar para a vida e para o trabalho; com uma formação de qualidade, abrimos horizontes para estes trabalhadores estudantes, que poderão ao término deste curso seguir sua formação escolar, na graduação e pós-graduação, até mesmo nos cursos ofertados pelo IFMT", destacou Willian de Paula.

Os cursos do Profuncionário tem como público-alvo os servidores técnicos e de apoio educacional da rede pública de ensino, municipal e estadual. Ingressaram 2500 novos alunos, que terão aulas na modalidade a distância, com encontros presenciais aos finais de cada módulo (disciplina). O curso terá duração de dois anos.

Segundo a coordenadora do Profuncionário, Silvia Stering, "a importância do curso para os servidores se dá em duas dimensões: de pertencimento do servidor não docente enquanto educador- no sentido de possibilitar uma formação com foco no processo educativo, que possibilita aos servidores não docentes atuarem como educadores no espaço educativo seja na creche ou nas escolas em espaços diferentes da sala de aula; de Valorização salarial - todo servidor concluinte de um dos cursos terá um aumento salarial incorporado ao salário de 40% que irá fazer parte inclusive de seus rendimentos quando da aposentadoria", explicou Silvia.

A turma iniciada neste 1.º de março reúne 250 profissionais da rede municipal de educação de Cuiabá, tendo sido formada através de parceria entre IFMT e Secretaria Municipal. "A parceria entre o IFMT e secretarias municipais de educação são de grande importância tendo em vista que a educação no Brasil é responsabilidade de todos os entes federados. Assim, onde quer que exista demanda por formação profissional, o IFMT deve estar como parceiro, a fim de garantir a formação cidadã do trabalhador em uma perspectiva humana, crítica e participativa", afirmou a coordenadora.

O Profuncionário - O Profuncionário é o Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, em habilitação compatível com sua atividade educativa, na modalidade da Educação a Distância (EAD). No IFMT, são ofertados os cursos de Infraestrutura Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. A primeira turma do Profuncionário/MT foi concluída em 2015 e qualificou mais de 5 mil profissionais da área da educação.