Reitor do IFMT anuncia aquisição de computadores para empréstimos aos estudantes em vulnerabilidade

Publicado por: Campus Cáceres / 25 de Maio de 2021 às 16:32

Em reunião de trabalho com a equipe gestora do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo, o reitor da instituição, professor Julio César dos Santos anunciou, na tarde desta segunda-feira (24.05) a aquisição de computadores para suporte às atividades de estudantes em vulnerabilidade de todos os campi da instituição. A medida integra o #EsperançarIFMT - Plano de Metas para os 100 primeiros dias de gestão com estratégias e ações emergenciais para mitigar os impactos negativos da pandemia  da Covid-19 nas políticas institucionais.

“Vamos realizar uma compra de computadores para empréstimo aos nossos estudantes que precisam, que não tem o equipamento para poder acompanhar as aulas e desenvolver atividades. Essa é uma das providências. Precisamos aperfeiçoar o nosso processo de assistência estudantil, dando melhor apoio aos nossos estudantes com a situação socioeconômica agravada neste contexto de pandemia ”, afirma o reitor.

A aquisição do equipamento do tipo ‘chromebook’ está em fase de licitação. Os estudantes nos perfis socioeconômicos de vulnerabilidade de todos os campi poderão utilizar o computador, em regime de empréstimo, com acesso a todos os aplicativos do sistema operacional google e integrado ao sistema acadêmico do IFMT.

De acordo com o diretor sistêmico de Assistência Estudantil do IFMT, professor Kléberson Pierre Cardoso de Jesus, a medida associada a outras ações da política de assistência estudantil que a instituição desenvolve, a exemplo de oferta de acesso à internet para quem mais precisa, fortalece a inclusão e assegura qualidade da educação com a permanência da comunidade estudantil e sucesso na aprendizagem.

Além do uso no período de pandemia, os equipamentos subsidiarão também estudantes após o retorno das atividades presenciais, como instrumento de aprendizagem.