Reitor do IFMT entrega notebooks para docentes do Campus Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 28 de Agosto de 2023 às 15:45

Com objetivo de ampliar o suporte tecnológico para as atividades docentes, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, investiu em computadores notebooks novos com capacidade para sistemas de última geração. Os notebooks, adquiridos pela reitoria com recursos próprios do IFMT, estão sendo entregues a docentes dos 19 campi da instituição.

Na última semana, o reitor Julio César dos Santos, em conjunto com equipe da reitoria, entregou os equipamentos para 41 docentes do IFMT Cáceres – Prof. Olegário  Baldo.

“Os notebooks de alto desempenho são ferramentas importantes para as atividades pedagógicas dos docentes como no uso dos nossos sistemas acadêmicos, lançamento dos diários, das notas, frequência de estudantes, preparação de aulas e avaliação. Um equipamento que roda qualquer sistema da área técnica, enfim, uma ferramenta que vai melhorar a qualidade do ensino”, explica o reitor.

Para o diretor de ensino do IFMT Cáceres, professor Anderson Ritela, os equipamentos, além de proporcionarem ganhos para planejamento e desenvolvimento de atividades docentes em sala de aula, serão suportes para as atividades de pesquisa e extensão.

“Estas são ferramentas indispensáveis para utilização dos docentes em suas atividades diárias da sala de aula e também de planejamento e desenvolvimento de outras atividades em projetos de pesquisa e projetos de extensão que temos. Os computadores vão auxiliar os professores como ferramenta do dia-a-dia de trabalho”, avalia o professor.

Suporte para projetos de alta tecnologia

O professor Alexandre dos Santos é um dos docentes do IFMT Cáceres que já está utilizando, em suas atividades cotidianas de docência e pesquisa, um dos notebooks adquiridos pela reitoria do IFMT.

Doutor em entomologia com atuação nas áreas de Estatística Espacial e Sensoriamento Remoto de Insetos e em desenvolvimento de produtos de inovação e transferência tecnológica, Alexandre destaca a funcionalidade do equipamento para a realidade docente do IFMT em atividades de ensino, pesquisa e inovação tecnológica.

“Esse computador de última geração representa um salto na qualidade nas minhas aulas e principalmente das pesquisas juntos aos meus estudantes e orientados, pois as configurações do equipamento permitem não só a utilização de recursos multimídia de última geração, mas também a realização de projetos de ponta que envolvem alta tecnologia”, comemora o docente.

Os computadores recém-adquiridos pelo IFMT vêm com uma garantia de 5 anos e estão equipados com sistemas que suportam variedades de recursos, incluindo AutoCAD e outros softwares essenciais para as atividades de formação técnica e tecnológica.

“Esse equipamento possui uma configuração mais elevada para que o professor do IFMT tenha recursos suficientes para rodar os aplicativos, principalmente da área técnica, para dar um ensino técnico voltado para as ferramentas do mercado, por exemplo AutoCAD e outras ferramentas de engenharia, de automação, de matemática”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação do IFMT, Rafael Scarselli.

De acordo com Scarseli, a definição dos cinco anos de garantia do notebook está associada à média do tempo de vida útil do equipamento, o que possibilita a e ao docente tranquilidade na durabilidade do produto.

“E essa garantia vai possibilitar que, durante esses cinco anos, o professor não tenha preocupação de que o equipamento dê problemas, estrague. Então, tem uma garantia duradoura, justamente para assegurar a longevidade do equipamento, preservando também o investimento do IFMT”, explica.

Mais aquisições

Coordenada pelas Pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Administração (Proad) e pela Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) do IFMT, a ação de aquisição de notebooks resultou na compra de 600 equipamentos que estão sendo entregues a todas e todos os docentes da instituição que responderam a um formulário de interesse enviado pela Proen. O investimento foi de cerca de 5 milhões de reais.

Em reunião com servidores no Campus Cáceres, o reitor anunciou a nova aquisição de computadores para serem entregues a servidoras e servidores, incluindo os segmentos docente e técnico-administrativo.