Rodas de Conversa abordarão a pluralidade e as condições do universo feminino

Publicado por: Reitoria / 30 de Outubro de 2019 às 16:18

Os servidores da Reitoria poderão participar, nas tardes dos dias 7 e 21 de novembro, de dois encontros de uma roda de conversa intitulada “Nós, mulheres”, mediada por servidoras pesquisadoras da temática feminina, Sandrine Robadey Huback, Maristela Guimarães e Waldinéia Alves.

Entre os objetivos da roda estão: identificar os principais fatores históricos e culturais que condicionaram a vida das mulheres ao longo dos anos; destacar a condição das mulheres no contexto atual, levando em consideração aspectos sociais, econômicos, étnico-raciais; e reconhecer a pluralidade do universo feminino, em que há mulheres de realidades distintas.

Segundo a idealizadora e uma das mediadoras, Sandrine Robadey Huback, cuja dissertação de mestrado teve como objeto de pesquisa a representação do feminino na Literatura, a iniciativa pretende propiciar um espaço de diálogo entre as servidoras e os servidores da Reitoria.

“Também foi uma contrapartida pessoal à instituição pelo apoio à minha participação no Seminário Internacional Mulher e Literatura, na Universidade Federal de Sergipe, em agosto deste ano”, relatou Sandrine.

Dois momentos

O tema do primeiro encontro, parte da obra "Sejamos todos feministas" da escritora nigeriana Chimamanda NgozaAdichi, para lançar um olhar sobre a pergunta “Afinal, o que é ser mulher?”

Os desafios de ser mulher serão o ponto de partida do segundo encontro, quando também será exibido um vídeo contendo contribuições pessoais e testemunhos de estudantes, pesquisadores e profissionais de Brasília, Rio de Janeiro, Maceió, além de Cuiabá.