Secretário estadual de Educação Profissional e Superior conhece atuação do IFMT em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 9 de Setembro de 2024 às 09:45

O Secretário Adjunto de Educação Profissional e Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec), Dimorvan Alencar Brescancim, conheceu a estrutura e a atuação do Instituto Federal de Mato Grosso em visita ao Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste. Com uma comitiva, ele tem percorrido o estado conhecendo o trabalho de várias instituições, para ampliação do ensino técnico oferecido.

Em Pontes e Lacerda, o secretário foi recebido pela diretora-geral, Vanderluce Machado, professores e servidores técnicos. “Essas visitas têm objetivo de conhecermos as propostas pedagógicas, os trabalhos que as instituições fazem para que possamos implantar dentro das escolas da rede técnica estadual cursos que não sejam os mesmos que já são oferecidos, para evitar a oferta duplicada em cada região, em cada cidade, e principalmente para formar esses profissionais com qualidade em Mato Grosso. Em Pontes e Lacerda temos o IFMT que faz um excelente trabalho”, afirmou Dimorvam.

Conforme o secretário, o Estado já tem uma meta para ampliação do ensino técnico. “O governador Mauro Mendes, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alan Kardec, junto com nossa equipe, estamos reformulando o funcionamento das escolas técnicas estaduais. Atualmente Mato Grosso conta com 17 unidades nos principais municípios e com o programa de ampliação dessa oferta busca-se o mais rápido possível, o aumento de 30 por cento nas oportunidades, nos cursos técnicos para alunos do Ensino Médio. Temos 120 mil estudantes, então, exige-se um esforço muito grande tanto da Secretaria de Estado de Educação como a Secitec para que possamos atingir essa meta. O Estado hoje chega a 10 por cento de oferta; no Brasil, só 7 por cento”.

Diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Machado destacou a importância da visita. “Esse diálogo para que possamos coexistir dentro da cidade, do estado, é de suma relevância porque atendemos em quatro eixos, que são o ambiente e saúde, gestão e negócios, comunicação e informação e controle e processos industriais. Nós não conseguimos fazer toda a formação técnica que a população de Pontes e Lacerda e região necessita, mas nesse diálogo, na parceria com a Secitec é possível que o Estado traga cursos que vão favorecer as pessoas da nossa sociedade”, finalizou.