Alunos de especialização em Engenharia participam de palestra sobre Transformação Digital

Publicado por: Campus Cuiabá / 14 de Agosto de 2024 às 18:03

O IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva recebeu nesta terça-feira (13) o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, para uma palestra destinada aos alunos da especialização em Engenharia DevOps. Organizado pelo Laboratório de Engenharia de Software Aplicada (ESALAB), o evento abordou a "Transformação Digital como Estratégia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso".

Durante a palestra, Brandão explicou como a transformação digital é utilizada para impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado. Ele discutiu a implementação de uma plataforma digital unificada, que inclui serviços como login único, portal de serviços, aplicativos e a interoperabilidade entre diferentes órgãos.

A iniciativa, segundo o professor do Departamento de Computação (DCOM), Pedro Clarindo visa modernizar os serviços públicos, facilitar o acesso dos cidadãos e promover uma cultura de inovação dentro do governo estadual.

O secretário também mencionou metas ambiciosas, como a criação de um repositório central de dados, o "Data Lake", projetado para personalizar e recomendar serviços públicos. Essas ações fazem parte da Agenda Estratégica Digital 2023-2027, que busca posicionar Mato Grosso entre os estados líderes em transformação digital no país.

Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de discutir as estratégias e desafios da implementação da transformação digital no estado.