Seletivo dos cursos de graduação do IFMT inscreve a partir de 1º de março

Publicado por: Reitoria / 28 de Fevereiro de 2024 às 15:49

São 500 vagas para cinco campi e não será cobrada taxa de inscrição.

A partir do dia 1º de março estará aberto o período de inscrições para o processo seletivo 2024/2 dos cursos de graduação do IFMT. As inscrições seguem até o dia 4 de abril de 2024.

Serão ofertadas 500 vagas, distribuídas em cinco campi: Alta Floresta; Campo Novo do Parecis; Cuiabá Bela Vista; Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva e Várzea Grande. O resultado será válido apenas para o preenchimento das vagas ofertadas para o segundo semestre do ano letivo de 2024.

No Campus Cuiabá Octayde, as vagas são para os seguintes cursos bacharelados: Engenharia Civil (40 vagas), Engenharia da Computação (40 vagas), Engenharia de Controle e Automação (35 vagas), Engenharia Elétrica (35 vagas), Secretariado Executivo (35 vagas) e Turismo (40 vagas).

Ainda no IFMT Cuiabá Octayde, serão ofertadas vagas para os cursos de graduação nas seguintes tecnologias: Controle de Obras (25 vagas), Redes de Computadores (25 vagas) e Sistemas para Internet (25 vagas).

No Campus Cuiabá Bela Vista as vagas são para bacharelados em: Engenharia de Alimentos (35 vagas) e Química Industrial (35 vagas). Além das vagas para o curso de tecnologia em Gestão Ambiental (25 vagas).

No IFMT Várzea Grande, as vagas são para o curso de tecnologia em Gestão Pública (35 vagas). Já no Campus Alta Floresta, estão sendo disponibilizadas vagas para o curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (35 vagas). E no Campus Campo Novo do Parecis, vagas de bacharelado em Agronomia (35 vagas).

Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

Para se inscrever, serão necessários os seguintes documentos:

• CPF;
  • Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou o antigo Registo Geral (RG) ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional e o ano de inscrição do ENEM, com o qual deseja concorrer.

O preenchimento do formulário de inscrição com todas as informações deve ser realizado exclusivamente no nome do candidato que realizará o processo seletivo.

O candidato deverá preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados pelo Sistema SGC, no site https://seletivo.ifmt.edu.br.

O candidato deverá se inscrever identificando o ano da inscrição do ENEM 2011 ou posterior (2011 a 2023) com a qual deseja concorrer.

A seleção - Para que sejam obtidas as notas das provas objetivas e da redação, é necessário digitar corretamente (sem espaço, sem acrescentar número, letra, hífen ou qualquer sinal) o ano de inscrição do ENEM. O resultado de classificação será feito pelo somatório da nota de avaliação objetiva com a nota da avaliação discursiva (redação).

A classificação - Os candidatos serão classificados por curso e turno, em ordem decrescente, de acordo com a somatória dos pontos obtidos, considerando o desempenho dos concorrentes no processo seletivo. Ou seja, da maior nota para a menor de acordo com o curso e cota que o candidato optou no ato da inscrição.

A matrícula - Para todas as chamadas que vierem a ocorrer, a matrícula será realizada de forma presencial no Setor de Registro Escolar do campus para o qual o candidato concorreu à vaga e foi aprovado.

As matrículas dos aprovados (1° chamada) serão realizadas de 3 a 7 de junho de 2024.

O campus do IFMT ofertante das vagas encaminhará ao e-mail institucional lista.processoseletivo@ifmt.edu.br, o nome dos candidatos matriculados de cada curso/turno, para que seja publicada a relação dos classificados para a 2° chamada e às chamadas subsequentes, se houver vagas não preenchidas e candidatos classificados.

Para mais informações, acesse: Processo Seletivo 2024/2 - cursos de graduação do IFMT.

Confira mais no canal do IFMT no YouTube