Servidora do IFMT-PDL participa do III Encontro de Mulheres Indígenas de MT

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 6 de Julho de 2023 às 16:00

Entre os dias 25 a 28/06/2023, ocorreu, na aldeia Indígena KHIKATXY , no Território Wawi, denominado Leste Xingu do Povo indígena Kisêdjê, o  III Encontro de Mulheres Indígenas do Mato Grosso.

O evento teve como tema “Mulheres Ancestrais e o Protagonismo na Defesa da Vida”, e tem como objetivo a troca de conhecimentos e reflexão sobre os desafios que enfrentam as mulheres indígenas, além de uni-las em diálogos para buscar soluções e alternativas de atuação e preservação das culturas.

Outras pautas foram abordadas, como violência contra a mulher, território indígena e direitos, saúde mental, saúde da mulher e importância da ancestralidade.

Aconteceram também várias apresentações culturais no decorrer de todo o evento.

Aliciane Ferreira, psicóloga do IFMT - Campus Primavera do Leste, participou de uma roda de diálogo sobre saúde mental, a convite das psicólogas do SESAI (Kátia Batista Inácio e Renata Figueiredo). Representando o IFMT e a Profª Gislane Aparecida Moreira Maia, mestranda com pesquisa nessa linha, e coordenadora do Programa Dom Pedro Casaldáliga

De acordo com Gislane, "o IFMT estará cada vez mais presente nesse movimento e atuando com os indígenas em projetos do Programa Dom Pedro Casaldáliga".

Também participou como uma das organizadoras do Encontro, a estudante indígena do 3º ano do Curso de Agropecuária do IFMT - Campus Confresa, Myrella Pereira da Silva (Jun.tr Kanela-beija flor), 18 anos, etnia Kanela do Araguaia, aldeia Nova Pukanu-luciara. Integrante da Regional Médio Araguaia, a jovem indígena é conselheira no departamento Fepoimt-mulher, representante dos 5 povos indígenas da região Médio Araguaia.

"Sou uma jovem militante, na busca dos seus direitos e reconhecimento de seu povo e da luta indígena" - diz Myrella.

Créditos das imagens: Carolina Gavazzi

A organização do encontro foi realizada pela Fepoimt (Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso) e Takina (Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso).
Público: 43 povos do estado

Participantes da mesa de abertura

Fepoimt Eliane Xunakalo

Associação Areme Vitalina Boe Bororo
Associação Aimorik Luzinete Rikbtsan
Brulina Baniwa Anmiga Coordenação

A maioria das imagens foram cedidas pela ATIX(Associação Terra Indigena Xingu), por Carolina Gavazzi.