Setembro Amarelo no IFMT-VGD: Construindo saúde mental com hábitos e ações contínuas

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Setembro de 2024 às 14:44

"Cultivar hábitos saudáveis e construir uma rede de apoio para uma saúde mental forte e equilibrada, todos os dias"
(CAE-VGD)

A Comissão Local da Assistência Estudantil, em parceria com professores e estudantes do IFMT Várzea Grande, preparou um Setembro Amarelo Especial, focado na construção da saúde mental por meio de hábitos e ações que se perpetuam no dia a dia.

O objetivo das ações do Setembro Amarelo "é abordar sobre a saúde mental como a construção de hábitos saudáveis de forma contínua e permanente não só no mês de setembro, cultivando hábitos saudáveis, como o incentivo a práticas que fortaleçam o corpo e a mente, como alimentação equilibrada, atividade física, sono de qualidade, momentos de lazer, conexão com a natureza, expressar as emoções e pensamentos, promovendo a autodescoberta e criar um apoio mútuo, onde todos se sintam acolhidos e à vontade para compartilhar suas experiências e desafios", explicou a Assistente Social, Carminha Visquetti.

"Acreditamos que a prevenção ao suicídio e a promoção do bem-estar emocional são responsabilidades de todos e todas, e que a escola é um espaço fundamental para cultivar essa consciência. Cuidar da saúde mental é um processo contínuo, que exige atenção e dedicação diárias. As atividades do Setembro Amarelo são um convite para iniciarmos essa jornada juntos", afirmaram as servidoras Carminha e Fernanda Zanata, ambas da Comissão Local de Assistência Estudantil - CAE.

Cronograma de Atividades

• 1ª Semana: Árvore da Vida e Mandalas

As professoras Kellyn Antunes e Karyn Ferreira conduziram a montagem da Árvore da Vida com Ipês Amarelos, "um símbolo poderoso de força, crescimento e conexão com nossas raízes". A professora Graziela Louzada conduziu a produção de mandalas, "um exercício de concentração e expressão artística que promove a calma e o equilíbrio interior". A Comissão Local da Assistência Estudantil, sob a condução da psicóloga Fernanda Zanata, confeccionou, no Departamento de Ensino, o mural da saúde mental.

• 2ª Semana: Construção do Mural de Hábitos Saudáveis e Mandalas Coloridas

Estudantes serão convidados a refletir e compartilhar no mural seus hábitos saudáveis, "inspirando uns aos outros a cultivar um estilo de vida que contribua para o bem-estar físico e mental". A professora Graziela continuará a orientar a confecção das mandalas de linha, "explorando cores e formas segundo os estilos, emoções e aspirações de cada um".

• 3ª Semana: Artes e Poemas

A professora Nayara Fank, junto com a psicóloga Fernanda Zanata, integrarão um trabalho de oficina desenho de mandalas. A professora Lívia Fioravanti conduzirá a criação de artes e poemas, "abrindo espaço para a expressão livre e criativa de sentimentos, pensamentos e reflexões sobre os impactos da globalização e a saúde mental".

• 4ª Semana: Café Literário com os servidores "Setembro é Amarelo e também Literário"

Conduzido pela psicóloga Fernanda Zanata, a Comissão Local da Assistência Estudantil e a Comissão de Qualidade de Vida do campus Várzea Grande farão um café especial - uma reunião para compartilhar as experiências em conjunto com os servidores a partir da leitura do conto “O papel de Parede Amarelo”, de Charlotte Perkins Gilman.

Assista ao vídeo de algumas açõs já realizadas AQUI

Publicado em 10/09, atualizado em 11/09