Tem início o ano letivo no IFMT-Campus Barra do Garças

Publicado por: Campus Barra do Garças / 6 de Fevereiro de 2020 às 07:50

Durante os dias 27 de janeiro e 03 de fevereiro, aconteceu a semana pedagógica, onde foi feito um planejamento das atividades para o ano letivo de 2020. Foram abordados assuntos do cotidiano estudantil e ações interdisciplinares com o objetivo de melhorar a qualidade das aulas.

Outro ponto abordado durante a semana pedagógica foi o atendimento aos alunos com necessidades específicas. De acordo com o diretor do IFMT-Campus Barra do Garças, Leandro Miranda, esse é um assunto que sempre lhe causa ansiedade para propor um melhor atendimento para esses alunos. “Nós fizemos um planejamento para os alunos com deficiência e como a instituição pode atendê-los da melhor maneira possível. Dentro desse atendimento foi proposto pelos servidores uma melhoria na visualização dos ambientes. Foram feitas as identificações das salas, laboratórios, ambientes organizacionais em LIBRAS, língua inglesa e também em língua portuguesa, otimizando a comunicação visual dos ambientes.” destaca o diretor Leandro Miranda.

Para o encerramento das atividades da semana pedagógica, no dia 03 de fevereiro, foi realizada uma palestra com membros da Pró-reitoria de Ensino, com a presença do pró-reitor de ensino Carlos Câmara e da pedagoga Silvia Stering. Na palestra foi abordado a questão do ensino interdisciplinar, onde os cursos ofertados pelo campus devem ter uma vertente da integração entre as disciplinas. Também foram apresentadas algumas informações de como é feito o planejamento, as concepções e o trabalho para uma melhoria dos PPCs (Plano Pedagógico dos Cursos), objetivando a interdisciplinariedade dos nossos cursos.

Aula Inaugural: “Por que estudar no IFMT?”

Na noite do dia 03 de fevereiro, ocorreu a aula inaugural com presença de alunos dos cursos técnicos de nível médio, subsequente, superior, pais, responsáveis e comunidade em geral. A aula inaugural teve como tema: “Por que estudar no IFMT?”, e foram convidados para prestar depoimentos alunos egressos, servidores do campus, ex-servidores do campus, pró-reitor de ensino, alunos que participam de programas de intercâmbio e também depoimentos de pais de alunos egressos, onde cada um trouxe o seu olhar do “porquê” estudar no IFMT.

Segundo o Diretor-Geral, Leandro Miranda, a aula inaugural foi um momento muito agradável. “Os depoimentos foram muito emocionantes e que nos deixam muito felizes com o reconhecimento da comunidade. Nos dá muita motivação para começar esse ano de 2020, com muita energia para que possamos realizar as atividades da melhor maneira possível e continuar mantendo a qualidade de nossas aulas. Que a gente continue fazendo a diferença na vida desses nossos alunos e também fazer a diferença na nossa comunidade”.