Turismo: poderosa ferramenta de crescimento econômico e qualidade de vida

Publicado por: Campus São Vicente / 25 de Outubro de 2023 às 19:28

Na primeira tarde do 8o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF), uma das mesas-redondas realizadas foi a “Gestão estratégica de desenvolvimento na perspectiva do Turismo: considerações sobre planejamento de mercado”.

Este evento, que aconteceu no Auditório Flores, contou com a participação da Ma. Rejane Pasquali, da Icthus Soluções em Turismo, tendo o professor Dr. Daniel Fernando Queiroz Martins, do IFMT Campus Octayde, como mediador.

O turismo desempenha um papel vital no desenvolvimento econômico e social de municípios em todo o mundo. Como destacou Daniel, não é apenas uma forma de lazer, mas também uma poderosa ferramenta para promover o crescimento econômico, criar empregos e melhorar a qualidade de vida da população local.

“Vemos isso aqui em Cuiabá, com o próprio WorkIF movimentando hotéis, pousadas, restaurantes, shopping, sorveterias e bares, por exemplo”.

O turismo ajuda a promover a cultura e o patrimônio de um município. Através dele, as tradições locais, a gastronomia, a arte e a história podem ser compartilhadas com um público mais amplo. Isso não apenas enriquece a experiência dos visitantes, mas também valoriza o patrimônio local. Porém, em muitos casos existe uma visão distorcida do turismo, e uma falta de conhecimento de como alavancar o setor.

De acordo com Rejane Pasquali, “várias prefeituras não têm uma pessoa com conhecimento técnico nas suas pastas de Turismo. Assim, temos que pensar também na preparação e na capacitação destas prefeituras, para que elas contribuam mais no posicionamento do município no âmbito do turismo”.

Para isso, conforme ela afirma, é necessário promover políticas públicas voltadas ao turismo. “Deve-se fortalecer a marca turística, posicionamento de marca é um processo longo e árduo”.

Foi sugerido ao diretor-executivo do IFMT, professor Cristovam Albano da Silva Junior, que estava acompanhando o evento, a criação de uma Pós-Graduação em Turismo na instituição.

“Preparar os nossos gestores, prefeitos, vereadores, secretários de Turismo, e outros interessados, é papel também do IFMT. Tenho certeza que este projeto será outro grande acerto do Instituto Federal de Mato Grosso”.

Sérgio Thompson/IFMT São Vicente