Começou a V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e o III Circuito de Arte e Cultura do IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 10 de Novembro de 2022 às 17:18

Com base na temática ‘Ciência, tecnologia e inovação: caminhos para a sustentabilidade', o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo iniciou nesta quinta-feira (10.11) a V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Jenpex 2022. Aberto às comunidades interna e externa, o evento é gratuito e reúne estudantes, educadoras e educadores, extensionistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Nesta edição, a jornada retorna ao formato presencial e será realizada até o próximo sábado (12.11) na sede do campus, localizada na Avenida Europa, nº 3000, Bairro Vila Real, Distrito Industrial, Cáceres – MT.

Além de conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, o evento reúne a programação do III Circuito de Arte e Cultura do campus.

De acordo com o coordenador da V Jenpex,  professor Juberto Sousa Babilônia, o objetivo é promover trocas de experiências, integração entre as comunidades interna e externa  e difundir produções e iniciativas científicas, pedagógicas e inovações tecnológicas no âmbito do ensino, pesquisa  e extensão, tendo como horizonte a sustentabilidade.

Educação para o Ambiente: um convite para mudanças na forma de pensar e agir

A conferência de abertura da Jenpex contou com as contribuições do pesquisador Marcos Silveira, doutor em Ecologia e professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) que abordou o tema ‘Educação Ambiental para a Sustentabilidade: O Desafio na Transição Amazônia-Cerrado-Pantanal’.

“Essa região de transição Amazônia-Cerrado-Pantanal vem sendo assolada por questões globais como o desmatamento, fogo, seca extrema e enchentes. Situações que envolvem a luta contra a ignorância científica, contra as Fake News e que requerem mudanças na forma de pensar e na forma de agir”, afirma Marcos.

Pesquisador há mais de 30 anos na Amazônia, Silveira alertou sobre a necessidade de uma mudança interior que reflita no comportamento das pessoas para a conservação do meio ambiente, da biodiversidade e em favor da vida no planeta.

“Nós precisamos desse compromisso interior do ser humano no trato com a nossa única casa que é o globo terrestre, porque não existe plano B, não existe Planeta B, então a mudança começa na nossa casa e precisa se expandir para ecossistemas regionais como Pantanal, Cerrado e Amazônia”, destaca Silveira.

A atividade mediada pela professora do IFMT, Iris Gomes Viana, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia está disponível com transmissão ao vivo pelo canal do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo no youtube.

Educação Ambiental e Inovação Tecnológica

Na noite desta quinta-feira (10.11) às 20 horas, no auditório do IFMT Cáceres, o debate sobre educação ambiental e sustentabilidade trará as contribuições da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Solange Kimie Ikeda Castrillon, doutora em Ecologia e Recursos Naturais e do professor do IFMT Cáceres, Anderson Ritela, doutor em Geografia. Com a temática 'Dez anos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Educação Ambiental', a Mesa-redonda  será mediada pela professora do IFMT Cáceres, Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro,  mestra em Ensino de Ciências.

Na sexta-feira (11.10), a partir das 9 horas, será realizada a mesa-redonda com o tema: Inovação tecnológica 4.0: uma estratégia para a sustentabilidade. O debate contará com as contribuições da chefe do Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT, Fernanda Marques Caldeira, mestra em Administração; da Advogada Pública da Unemat, doutora Jaqueline da Silva Albino, da Agência de Inovação da Unemat e do Coordenador do  Programa Espaço 4.0” no IFMT, Marcelo Galvão, mestre em Administração.

Circuito de Arte e Cultura

Durante os três dias de evento, o campus reúne Exposições de pinturas, Arte Livre com Solos, Exposição de monolitos de solos, e a Exposição “200 anos de emancipação política do Brasil, com acervo numismático (cédulas e moedas) do Brasil Império e Republicano, organizada pelo professor Matheus de Mesquita e Pontes. O espaço conta também com acervo indígena do Museu de Humanidades da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o acervo fotográfico ‘Daveron’,também pertencente a Unemat.

A exposição de artes “Sentir” apresenta 30 obras (pintura em painel) de livre expressão de estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Cáceres. O trabalho é orientado pelo artista plástico e professor do campus, Carlos Bosquê.

Com abordagens sobre mitos e preconceitos, o grupo de teatro formado por estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequente ao Ensino Médio do IFMT Cáceres apresentam  as peças teatrais : “O mito da caverna: qual é a sua caverna?” e  “Na orelha”.

A programação conta ainda com apresentações da Banda Musical Órion formada por servidor e estudantes do IFMT Cáceres, o Coral Integrado Unemat-IFMT “Vozes do Pantanal”; da Fanfarra do IFMT Cáceres e da Orquestra Sinfônica da Unemat.

Participações

A solenidade oficial de abertura da V Jenpex, presidida pelo diretor substituto do IFMT Cáceres Ronilson Farias Majjione Balbuena contou com a participação da chefe do Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT, Fernanda Marques Caldeira, da Diretora de Ensino do campus, Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi;  dos coordenadores de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Lúdio Edson da Silva Campos, Fausto Miguel da Luz Netto e Antônio Nobre da Silva.

A cerimônia contou com a presença dos representantes da Unemat, professor Severino de Paiva Sobrinho, da Pró-reitoria de Pesquisa da Unemat;  Joacir Mauro da Silva Junior, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura; e Acir Fonseca Montecchi, diretor do Museu de Humanidades da Unemat, Campus Jane Vanini.