Estão abertas as inscrições para vagas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde para servidores do IFMT

Publicado por: Reitoria / 10 de Maio de 2024 às 15:09

O Programa de Pós-graduação da UFMT está oferecendo o curso de Mestrado com duração de 24 (vinte e quatro) meses e o de Doutorado, com duração de 48 (quarenta e oito) meses, destinado para candidatos com curso de graduação na área de saúde ou áreas afins

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, comunica aos servidores do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, a abertura de inscrições e as normas estabelecidas para o processo de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2024.

O programa acadêmico nível 5 CAPES da área Medicina I, tem por objetivo formar profissionais graduados na área de saúde, por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado.

Serão oferecidas 02 (duas) vagas para o curso de Mestrado, e 03 (três) vagas para o curso de Doutorado, para servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto Federal de Mato Grosso. As vagas são específicas das áreas de concentração e de seus orientadores, tornando-se indisponíveis para novas inscrições na medida em que forem preenchidas, e as matrículas efetivadas, não sendo obrigatório o preenchimento total das vagas.

Área de concentração: Biologia Molecular e Genética

Linhas de pesquisa:

• Mecanismos fisiológicos e patológicos dos ciclos de vida.
  • Toxicogenética e farmacogenética relacionadas à saúde humana.

Vagas: (1 vaga Mestrado e 1 vaga Doutorado)

Área de concentração: Epidemiologia e controle de agravos transmissíveis e não-transmissíveis

Linhas de pesquisa:

• Epidemiologia e controle de doenças infectoparasitárias.
  • Aspectos clínicos e nutricionais relacionados às terapêuticas cirúrgicas.

Vagas: (1 vaga Mestrado e 1 vaga Doutorado)

Área de concentração: Farmacologia

Linha de pesquisa:

• Farmacologia de produtos naturais e da inflamação.

Vagas: (1 vaga Doutorado)

O objetivo desse Programa de Pós-graduação é qualificar os servidores técnico-administrativos em Educação e docentes do IFMT, na perspectiva do desenvolvimento como profissional e como cidadão.

Das inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 02 a 27 de maio de 2024, por meio de processo protocolado via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFMT.

Na inscrição SEI como usuário externo, no campo especificação colocar a informação: “PROCESSO SELETIVO PARA O PPG EM CIENCIAS DA SAÚDE, FACULDADE DE MEDICINA, CAMPUS CUIABÁ”. A inscrição será realizada mediante a apresentação dos documentos listados no edital, em formato PDF, via anexo ao processo SEI referido.

Para candidatos que estão utilizando o SEI pela primeira vez é necessário efetuar cadastro na categoria de usuário externo pela página da UFMT: (https://www.ufmt.br/site/sei/pagina/acessos-1603224167/1737). Para mais orientações, acesse o Material de Apoio para usuários do SEI e/ou contate a secretaria do PPGCS pelo e-mail ppgcs.fm@ufmt.br para suporte.

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$252,60 (duzentos e cinquenta e dois reais e sessenta centavos), deverá ser efetuado em favor da FUNDAÇÃO UNISELVA. O valor da taxa de inscrição não será devolvido. E poderá ser pago por meio de boleto bancário, pix ou cartão de crédito.

Da seleção

O processo de seleção constará de duas etapas: 1ª arguição e análise do anteprojeto. Esta etapa é eliminatória e classificatória, devendo o candidato obter nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos. 2ª etapa: Avaliação de Títulos. Esta etapa é classificatória.

Primeira etapa: Somente para o Mestrado – prova teórica

Esta etapa é aplicada somente aos candidatos ao curso de Mestrado. Prova teórica presencial (escrita subjetiva) de conhecimentos específicos na área de concentração escolhida pelo candidato, realizada entre 10 e 28 de junho de 2024.

Arguição do anteprojeto: segunda etapa do Mestrado, primeira etapa para o Doutorado

Nesta etapa o candidato deverá apresentar-se à banca avaliadora. A arguição do candidato, realizada por comissão específica da área, terá tempo médio de até 30 minutos.

Serão observados minimamente: a apresentação, postura profissional, argumentação, linguagem apropriada, conhecimento específico do projeto proposto, capacidade de comunicação e adequação do candidato às exigências do curso e à linha de pesquisa do orientador pretenso, e a exequibilidade do projeto da Dissertação.

Segunda etapa: Avaliação de títulos (Mestrado e Doutorado)

A avaliação de títulos é de caráter unicamente classificatória e será realizada considerando titulação, produção científica e experiência profissional dos últimos cinco anos apresentado no formato currículo lattes, entre 27 de junho e 10 de julho de 2024. Os critérios para a avaliação de títulos estão definidos no edital referente.

Pontuação Final e Resultado Final

A Comissão específica de área atribuirá a cada candidato uma Pontuação Final (PF) que corresponderá à média ponderada dos pontos por ele obtidos nas três fases do seletivo ao curso de Mestrado, considerando seus respectivos pesos, acrescida da pontuação obtida na avaliação de títulos.

A pontuação final do candidato ao seletivo de Doutorado, será calculada pela soma da nota obtida na primeira etapa (arguição) com o total de pontos obtidos na análise do currículo para o Doutorado.

A lista com o resultado final preliminar do exame de seleção será publicada em até cinco dias úteis após a realização da arguição e análise de títulos, em ordem classificatória, com as notas obtidas pelos candidatos, nos sites: https://ufmt.br/publicacoes?page=1 e https://ufmt.br/curso/ppgcienciassaude/

Para mais informações, confira: EDITAL PQS IFMT 2024