Workshop de Projetos Arquitetônicos reúne estudantes do IFMT e Liceu Cuiabano

Publicado por: Campus Cuiabá / 2 de Outubro de 2023 às 16:28

Ocorreu no dia 22 de setembro o I Workshop de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos, ofertados para estudantes do 1º ano do Liceu Cuiabano que fazem parte do Itinerário da Formação Técnica e Profissional.

O workshop foi organizado pela professora do Campus Octayde, Louise Logsdon e contou com a colaboração dos estudantes do curso Técnico em Edificações. Em uma ação interdisciplinar, os alunos do IFMT ensinaram estudantes do Liceu Cuiabano, que nunca tiveram contato com um projeto arquitetônico, a ler e interpretar plantas, cortes e elevações.

A oficina envolveu cerca de 75 estudantes, abordando temáticas que reforçam conteúdos de matemática, como geometria básica e descritiva, projeções ortogonais, cálculo de áreas, conversão de unidades e muitas outras.

Para isso, utilizaram recursos didáticos produzidos pelo Arquitec.MT em um projeto de pesquisa aprovado e financiado pela Faémat, como maquetes 3D de edificações e sistemas construtivos, feitos por meio de modelagem e fabricação digital, utilizados como recursos didáticos para o ensino da construção civil.

A experiência compreende uma metodologia ativa de ensino e um exemplo de como a pesquisa pode atender as necessidades do ensino para a comunidade interna e da extensão para a comunidade externa, fazendo jus à função primordial dos Institutos Federais, de ofertar educação de qualidade dentro do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Para Pedro Sampaio, aluno do 3º ano do curso técnico em Edificações, o workshop proporcionou muito conhecimento. “Foi uma experiência incrível! Essa oportunidade me estimulou ainda mais a seguir nessa área”.