Trabalhos desenvolvidos por estudantes do IFMT Cáceres vencem a 9ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal

Publicado por: Campus Cáceres / 31 de Outubro de 2022 às 15:06

Projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo foram premiados na 9ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, encerrada na última sexta-feira (28.10) em Cáceres-MT. A instituição conquistou os três primeiros lugares na categoria Desenvolvimento Tecnológico; o primeiro e o terceiro lugar em Iniciação à Pesquisa e o primeiro lugar na categoria Voto Popular.

Realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com o IFMT/Cáceres e a Secretaria Municipal de Educação, a Mostra reuniu trabalhos de escolas públicas e privadas de Cáceres e da região. O IFMT Cáceres apresentou 47 trabalhos com a coordenação local dos professores Eliel Regis de Lima e Roney Mendes de Arruda.

IFMT: Equipes Vencedoras

“A produção e caracterização de um refrigerante de Bocaiuva (Acrocomia Aculeata)” foi avaliado como melhor trabalho na categoria Desenvolvimento Tecnológico. O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Ana Lívia Ferreira de Oliveira Barbosa, Fernanda de Souza,  Roberta Isabel Pinto de Almeida, Sofia Helena da Silva e Suíse Teixeira Silva, sob a orientação do professor Admilson Costa da Cunha.

Foto: 1º lugar - Categoria Desenvolvimento Tecnológico.

Na categoria Iniciação à Pesquisa, o primeiro lugar foi para o trabalho do IFMT Cáceres intitulado “Efeito dos Adjuvantes na Eficiência de Herbicidas”, desenvolvido pelos estudantes André Luiz Mayer Babinski, Andrei Fernando Mayer Babinski, Antônio Carlos Pereira de Jesus e Getúlio de Jesus Fagundes Filho, sob a orientação do professor José Ricardo Castrillon Fernandez.

Foto: 1º Lugar - Categoria Iniciação à Pesquisa

Pela Categoria Voto Popular, foi premiado o projeto “Produção de bioetanol a partir de restos de maçãs”, desenvolvido pelos estudantes Arthur da Costa Lima e Carlos Eduardo Maciel de Carvalho e pelas estudantes Danielle Ferreira Dias e Karinny Barbosa Felipe, sob a orientação da professora Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro.

Foto: 1º Lugar - Categoria Voto Popular

O projeto de arte “A substituição de corantes industrializados por corantes alternativos naturais”, ficou em segundo lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico. O trabalho é de autoria das estudantes Caroliny Vitória Neres Soares, Giovana Belão dos Santos e Monize Noemi da Silva Rodrigues, e do estudante Luiz Henrique Pachuri Garcia, com a orientação do professor Carlos Alberto Bosquê Junior.

Foto: 2º lugar - Categoria Desenvolvimento Tecnológico

O terceiro lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico ficou com o trabalho “O uso de moedas e cédulas para estudar a história do Brasil contemporâneo: o Plano Real (1994-2019)”, desenvolvido pelo estudante Éder Luiz de Oliveira Júnior e a estudante Tainá Medeiros Garcia, com a orientação do professor Matheus de Mesquita e Pontes.

Foto: 3º lugar - Categoria Desenvolvimento Tecnológico

Na categoria Iniciação à Pesquisa, o campus também conquistou o 3º lugar com o projeto “Fotodegradação do Alaranjado de Metila em Um Fotômetro Led Rgb com Led Uv Acoplado”. O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Luany Ribeiro Paulino, Maria Eduarda Silva Galvão e Vitória Cristina Campos Pereira, e pelo estudante Jeferson Catelan Campos, sob a orientação do professor Danilo Morais Itokagi.

Foto: 3º lugar - Categoria Iniciação à Pesquisa