Acadêmicos do curso de Gestão Ambiental do IFMT - Campus Sorriso exibem projetos de ecodesign

Publicado por: Campus Sorriso / 2 de Fevereiro de 2016 às 14:54

Com a proposta de reduzir impactos ambientais a partir de mudanças nos sistemas de produção e nos hábitos de consumo, as tendências voltadas à sustentabilidade ganharam força nos últimos anos, fomentando, inclusive, o surgimento de nichos de mercado específicos, como os relacionados ao consumo de alimentos orgânicos, por exemplo.

Mas, mesmo aumentando o ciclo de vida útil de embalagens, mesmo reduzindo as emissões de carbono, ou ainda conseguindo aplicar energias renováveis para contemplar toda a demanda atual, a humanidade ainda produzirá alguma quantidade de lixo. Nesse cenário, o ecodesign ganha força, por agregar valor a produtos pela criatividade, e por estar acessível a todos, já que a matéria-prima tem custo próximo de zero.

“A sustentabilidade vem crescendo, e ela é uma necessidade em relação à preservação ambiental e ao consumo. O consumidor tem diversas necessidades que acaba tendo que adequar às suas capacidades econômicas”, explica a engenheira florestal Simone Martini Salvador, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso.

Na última semana, a professora propôs aos alunos do Curso de Gestão Ambiental do IFMT que colocassem em prática o conceito de ecodesign. “A ideia era fazer eles utilizarem materiais recicláveis para atenderem necessidades que ele têm em casa”, comenta. E os resultados foram os mais variados possíveis.

Um estrado de depósito (também conhecido como palete), com três garrafas de refrigerante, virou um jardim vertical; restos de tubos utilizados em construções viraram um varal para ser utilizado em ambientes pequenos; carretéis de madeira, utilizados para fios e cabos de aço, tornaram-se uma estante modular para livros; baldes de insumos agrícolas ganharam um novo propósito ao serem convertidos em uma composteira compacta; e banquetas foram feitas com pneus, latas de tinta, garrafas plásticas e fita adesiva. As criações dos estudantes estão expostas no saguão do Campus esta semana.

O CURSO

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental é um curso superior com duração de 3 anos, oferecido gratuitamente pelo IFMT. As aulas acontecem em período noturno. A seleção dos estudantes se dá por meio de vestibular.