Acordo de cooperação técnica entre IFMT-Pontes e Lacerda e prefeitura de Vila Bela garante curso gratuito de qualificação

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Abril de 2018 às 11:09

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste firmou acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade, para oferecer o curso técnico de eletrotécnica, subsequente ao ensino médio, gratuitamente em Vila Bela. O ato foi formalizado pelo diretor-geral do Campus Pontes e Lacerda, professor doutor Stefano Teixeira Silva e o prefeito Wagner Vicente Silveira. O processo seletivo já está aberto (regido pelo Edital 007/2018) e 60 vagas são oferecidas, sem pagamento de taxa. As inscrições podem ser feitas até dia 13 de abril, na Secretaria Municipal de Educação de Vila Bela.

Para o diretor do Campus do IFMT, o acordo assegura qualificação profissional para os moradores que não tem condições de se deslocar para Pontes. “Vila Bela é uma cidade que está próxima a Pontes e Lacerda e muitos dos nossos alunos do Campus, no período noturno, são de lá. Só que levar um curso para lá vai ajudar aquele trabalhador que não tem condições de vir ou que trabalhar durante o dia, ou que não consegue tempo para estudar, até porque as aulas vão ser nas sextas-feiras e aos sábados. O curso também vai atender uma demanda do setor de energia, com profissionais capacitados para essa área”, declarou Stefano.

Segundo o prefeito, a mão de obra que vai ser qualificada também pode ser absorvida localmente. “Com esse curso técnico estamos dando oportunidade às pessoas que moram em Vila Bela, de se qualificarem profissionalmente e ingressarem no mercado de trabalho. Fazemos isso pela população, que até sai para estudar fora, mas na cidade, agora, também têm essa opção. Depois de formados, parte desses profissionais podem até atuar na própria cidade”, afirmou Wagner.

SELETIVO- O processo seletivo já está aberto (Edital 007/2018) e 60 vagas são oferecidas, sem pagamento de taxa. As inscrições podem ser feitas até dia 13 de abril, na Secretaria Municipal de Educação de Vila Bela, com a documentação exigida no item 2.2 do Edital.

Conforme o Edital, a seleção constará de análise curricular do histórico escolar do candidato dos três anos cursados no Ensino Médio. O resultado preliminar será divulgado no dia 17 de abril, por meio do endereço eletrônico http: www.plc.ifmt.edu.br. Já o resultado final com a relação dos candidatos aprovados e classificados será publicado no dia 20 de abril.

O curso técnico subsequente em Eletrotécnica objetiva a formação de profissionais capacitados a instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participando da elaboração e do desenvolvimento de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais, industriais e iluminação pública. O técnico em eletrotécnica tem atuação em todas as áreas do setor elétrico, estendendo seu campo de trabalho por diversos seguimentos do setor produtivo, tanto na indústria quanto na prestação de serviços, como são os casos das empresas produtoras de energia elétrica, distribuidoras de energia (concessionárias) e das indústrias de setores diversificados que se utilizam de máquinas e equipamentos elétricos.

IFMT - Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste/Weverton Correa