Alunos do IFMT conquistam primeiro lugar em Maratona Teen 2020

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 4 de Dezembro de 2020 às 09:16

A equipe FabDev, composta por alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis, conquistou o primeiro lugar na Maratona Teen 2020, com o projeto Help Enem, cuja proposta é auxiliar alunos do ensino médio nos estudos para o vestibular.

O evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, de forma totalmente online, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI) ocorrido durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira.

Vinício Mendes Roberto, um dos componentes da FabDev, explica que os alunos que formam a equipe são apaixonados por tecnologia e por tudo que ela pode construir e facilitar. “A ideia do Help Enem surgiu depois de criarmos o IFprep, um aplicativo que visava auxiliar os alunos do ensino fundamental na preparação para as provas do seletivo para ingresso no ensino médio integrado do IFMT”, ressalta.

Segundo ele, os componentes da equipe fazem parte de um projeto piloto da cultura maker (FabLab), que usa metodologias ativas e incentiva a criatividade, empoderamento e empreendedorismo e também da ação CampoTEC (Incubadora de Ideias e Negócios do Campus). “Durante 1 ano e meio de equipe, já produzimos muitas soluções como o IFprep, IFmob e Help Eneme, assim, estamos buscando cada vez mais apoio para dar seguimento em nossos projetos”, disse satisfeito.

Com a conquista do primeiro lugar na Maratona Tenn 2020 a equipe ganhou um curso em Programa de Educação Tecnológica e uma mentoria de 5 horas, ambos oferecidos pelo Instituto Jovem Empreendedor (IJE). “Além disso, ganhamos uma mentoria para desenvolvimento do Canvas Social e da Estratégia para 2021, mais 5 horas de consultoria e conexões com mentores internacionais e um par de óculos de realidade virtual para cada membro da equipe”, complementou Vinício.

Para o Diretor Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, é muito satisfatório estar encerrando o ano com essa conquista. "O campus Campo Novo do Parecis sempre tem incentivado a participação de nossa comunidade em editais, competições e eventos que possam permitir aos nossos estudantes e servidores externarem seus potenciais. Neste ano, mesmo com a pandemia, nossa comunidade acadêmica obteve muitos resultados positivos e, poder encerrar esse ano de 2020, com a oportunidade de, mais uma vez, apresentar o potencial de nossos estudantes em um evento nacional, onde a equipe FabDev é a única equipe do Estado de Mato Grosso classificada para a participar da competição é motivo de muito orgulho, ainda mais com uma proposta tão significativa  para a sociedade”, parabenizou ele.

A equipe é constituída por 5 alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), são ele:

Camila Silva Carriel

Guilherme Augusto

Nicolas Gabriel Meneses

Samuel Alves

Vinício Mendes Roberto

Os coordenadores da equipe são os professores Thiago Luiz Gobo de Freitas e Lourivani Bastos de Souza e o servidor Pedro Gabriel Borges de Souza.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre a equipe FabDev,  visite a página deles no Instagram: @fabdevcnp

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis