Alunos do IFMT-Pontes e Lacerda obtém mais de 900 pontos na redação do ENEM

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 24 de Janeiro de 2020 às 16:48

Ao menos seis alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste obtiveram mais de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Três deles foram Miguel Mansano de Souza (960), Laura Emilia de Macedo Lima e Murilo Siqueira Silva Santos (ambos 940), todos concluintes do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, ano passado.

Com objetivo de ingressar na faculdade de Direito, Miguel destacou a preparação desde o ensino fundamental, de forma gradativa.“A partir de então, após ingressar no Ensino Médio, fui moldando minha escrita para me aperfeiçoar cada vez mais nesse estilo de texto, além de que, pessoalmente, já tinha adquirido bons costumes de leitura ao longo da minha vida escolar, principalmente na área filosófica e econômica, o que ocasionou uma evolução constante no meu repertório.  Essa mesma evolução, no que lhe concerne, sempre foi uma das minhas principais metas no processo de preparação, porque a cada vez que me dedicava a estudar diferentes assuntos, sintetizava opiniões próprias sem a interferência externa de narrativas, o que me ajudava a elaborar teses de forma consistente com independência de pensamento, elementos essenciais para a redação do ENEM. Isso posto, somado ao fato de também seguir um cronograma de estudos semanais que complementava minha grade curricular, favoreceu meu amadurecimento na mesma medida em que me dava confiança para colocar toda teoria em prática no dia da prova”.

Apesar do êxito, Miguel reforçou as aulas no IFMT. “Uma instituição como o IFMT sempre teve um papel importante na formação de seus alunos, e no meu caso não foi diferente. Foi um lugar onde abriu espaço para que pudesse ampliar meus conhecimentos através de seus profissionais, principalmente na área de linguagens, como no caso do meu professor Epaminondas Magalhães, que também atribuo créditos a essa minha conquista pessoal”.

Laura ainda destacou o trabalho em sala de aula focado na produção, na correção dos erros e na administração do tempo da redação. “Digo que é impossível quantificar o tanto que a Instituição me ajudou, pois não foram apenas a sala de aula e a disciplina de Língua Portuguesa que me prepararam para a produção da redação, mas sim todas as matérias e consequentemente os professores da área de humanas. E além disso, é importante ressaltar a grandeza dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que o IFMT disponibiliza aos alunos, eu pude participar das três modalidades de projetos e sem dúvidas me auxiliaram no desenvolvimento do senso crítico e da escrita”.

Murilo, que pretende cursar Jornalismo, enalteceu o comprometimento. “Foi um intensivo trabalho de adequação ao modelo de texto exigido pela prova, bem como, a prática contínua da redação, a leitura de reportagens e atualidades tornou-se um hábito devido a preparação para a redação. Também, tive aulas online e com o professor Epaminondas, o que me garantiu conhecimento sobre os critérios de avaliação e de como redigir a melhor receita de bolo possível para a correção minuciosa do Enem”, afirmou. “O IFMT foi de extrema importância nesse processo por ter me proporcionado não tão somente as imprescindíveis aulas de redação, mas, professores capacitados nas demais áreas de conhecimento, o que fez com que meu poderio argumentativo aumentasse a fim de ser crítico na hora da escrita. Devo muito ao professor Epaminondas pelas dicas, correções, puxões de orelha e preparação como um todo”, finalizou.

Outros três alunos do IFMT Campus Fronteira Oeste, que terminaram o Ensino Médio ano passado, também obtiveram notas expressivas: Kennedy da Silva Santos, Ketony Teodoro Lopes e Ryan Moura Oliveira (todos conquiestaram 920 pontos).