início do conteúdo

Alunos do IFMT Rondonópolis recebem premiação de destaque no empreendedorismo

Publicado por: Campus Rondonópolis / 17 de Março de 2021 às 08:32

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis já pode apresentar para a comunidade o seu primeiro grupo de jovens empreendedores e seus projetos de empreendimentos. Na última semana, saiu o resultado da premiação do 1º Ciclo de Pré-Incubação e três grupos se destacaram com as suas ideias inovadoras e em breve estarão prontos para se inserirem no mercado.

A pré-incubação é um termo novo, utilizado no universo do empreendedorismo, e são programas que oferecem suporte a empreendedores para transformar suas ideias de negócios em empresas. No início de 2020, o IFMT lançou um edital para todos os Campi para oferecer esse suporte e o Campus Rondonópolis, foi o lugar que mais projetos foram inscritos.

O grande desafio dos jovens empreendedores, foi em meio a pandemia, com aulas online, terem que também fazer as suas ideias criarem forma. Mas o que não faltou foi suporte para que tudo isso se tornasse realidade.

A pré-incubação foi readaptada para o molde on-line, então os alunos tiveram acesso a conteúdos on-line que foram produzidos pela Ativa Incubadora e cumpriam as metas que eram estipuladas. Também tinham acesso as mentorias e consultorias e eram incentivados a participar dos meetups da área, também organizados por nosso núcleo. O maior desafio foi manter o engajamento das equipes apesar da distância, mas as equipes seguiram fortes no desafio, principalmente os três ganhadores.

Em primeiro lugar, ficou o projeto ‘Gustallas’ - que é uma empresa de fabricação de produtos alimentícios para pessoas com intolerância a lactose, alergênicos a caseína do leite animal e celíacos.  Em segundo, foi o grupo ‘VocaAção’ que é um projeto que tem o objetivo de fazer com que jovens, adolescentes e adultos se descubram no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho. E em terceiro, o grupo ‘Rovil’, que é uma startup que intermedia pessoas que vendem ou emprestam livros, com os leitores.

Mais do que ideias premiadas, os projetos foram escolhidos também pelo ótimo desempenho dos estudantes em fazer dar certo seus projetos. De acordo com o coordenador da Ativa Incubadora do Campus Rondonópolis, Carlos Faustino, o sucesso dos projetos depende muito da maneira como a equipe trabalha ao longo de todo o processo.

“Foram avaliadas tanto questões em relação à própria equipe, como comprometimento com as atividades, quanto em relação à estruturação da própria ideia. Quanta relevância eles conseguiram agregar em suas propostas de valor, a maturidade de seus primeiros protótipos e a criatividade no momento de apresentar a proposta (através do pitch) foram alguns dos pontos considerados”, disse Faustino.

E para 2021, um novo edital deve ser lançado para que novas ideias sejam apresentadas. E a empolgação da equipe de servidores para mentorar as novas equipes está grande, ainda mais depois dos bons frutos gerados em 2020. “É muito fascinante analisar o quanto as ideias crescem, adquirem formatos mais maduros, se estruturam com um modelo de negócio mais completo, e como os próprios alunos crescem junto com esse processo. Com a equipe do Núcleo e com alunos tão engajados, a gente acredita muito no potencial do campus em formar empreendimentos e empreendedores”, finalizou Carlos.

Fazem parte da equipe de mentores do IFMT Rondonópolis: Rafael Garcia, Jucilene Priebe, Hellena Balsalobre, Adrian Kerber, Noemi Santos e Carlos Faustino.


IFMT Rondonópolis é aprovado em edital da SETEC-MEC para construção de um Laboratório Maker


DEPOIMENTO DAS EQUIPES


Gustalla's - Talita Correia da Silva, Gustavo Pereira Leite Gonçalves, Eduarda Virgem Teixeira

“A pré-incubação foi algo inovador e inesperado ao mesmo tempo para nós, não imaginávamos que existia um projeto tão grande assim no IFMT, e fomos convidados a participar, pois nosso projeto que já tinha se encerrado por sinal, estava com as expectativas muito boa, então entramos na pré-incubação.
A pré-incubação é algo surpreendente, que é por sinal o projeto de extensão mais bem produzido pelo IFMT, pois apoia os alunos, apoia as ideias seja qual for ela, um serviço, um produto, uma ideia inovadora, não importa, eles te dão total suporte e quando você finaliza, você olha e fala, a melhor coisa que fiz, e sim dentro do IFMT foi a melhor coisa que fiz, participar da pré-incubação, você entra com um pensamento e sai com outro totalmente diferente, você sai com uma mente empresarial. Resumindo o que eu relatei, esse projeto é sensacional, você que tem a oportunidade de ingressar nele, navegue, curte e aproveita as chances, não deixe pra depois porque pode ser tarde demais.”

 VocaAção - Maria Fernanda Nunes Santana, Anna Caroline Barbosa A. Silva, Yasmin Gabrielly Marangão.

“Falar da realização de um projeto tão importante, que antes era uma utopia para nós, é muito gratificante. A Ativa IFMT, além de impulsionar o nosso sonho, fez de nós meninas mais corajosas e seguras de si. A incubadora fez do VocaAção boa parte do que ele é hoje, e a palavra que nos define, é gratidão.”

Rovil - Giovanna Moraes, Maria Eduarda Coimbra, Larissa Dutra

"Participar do projeto de pré-incubação da Ativa foi uma experiência muito enriquecedora. Pudemos aprender muito mais acerca do empreendedorismo e adquirir uma nova visão de mundo no que se trata de reconhecer problemas, lidar com conflitos e solucioná-los, tudo isso com o apoio de pessoas altamente capacitadas e mentorias com especialistas. Além disso, todas as etapas do projeto contribuíram para o nosso amadurecimento e crescimento pessoal e intelectual e somos imensamente gratas pela oportunidade que tivemos."

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT