Alunos do IFMT São Vicente revitalizam jardim e plantam frutíferas no Abrigo Bom Jesus

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Maio de 2022 às 15:04

O projeto de extensão “Cultivando plantas, revitalizando o Abrigo do Bom Jesus”, está sendo realizado pelo IFMT São Vicente com o objetivo de revitalizar da horta do abrigo, ampliar o paisagismo, formar um pomar e corrigir o solo para o cultivo de culturas anuais.

A ação, coordenada pela professora Alexandra de Paiva Soares, da disciplina de Solos, começou a ser executada em fevereiro, com a coleta de amostras de solo, visita e reunião.

“Conseguimos, através de doação, algumas mudas, produzimos outras em São Vicente, e realizamos três plantios, deste meados de abril, com plantas ornamentais, ampliando a área de jardim do abrigo”, destaca Alexandra.

A próxima ação acontece nesta sexta-feira (20 de maio), ocasião em que “levaremos de São Vicente um trator, com subsolador, grade e broca, para movimentar o solo, aplicarmos corretivos de acidez, fertilizantes e matéria orgânica para que esta área possa ser cultivada com milho, mandioca, abóbora, maxixe e outras culturas anuais, que são estas mais rápidas”, explica a professora.

Também participam desta ação 40 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do curso Técnico em Agropecuária, e a professora Marleide Guimarães.

Este preparo do solo vai proporcionar um desenvolvimento melhor das plantas. Será realizado o plantio das frutíferas e também de algumas espécies florestais, como o ipê, que será plantado na entrada do abrigo.

No mutirão desta sexta-feira, os alunos serão recebidos pelo psicólogo do abrigo, que dará uma orientação a respeito da importância destas relações da instituição com a comunidade, explicará como funciona a instituição, e como ela é mantida. Enquanto isso as máquinas estarão trabalhando o solo. Depois disso os próprios alunos farão o plantio das mudas, seguindo o lema de São Vicente: “aprender a fazer, fazendo”.

Para o transporte dos maquinários, o IFMT São Vicente também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Cuiabá.

Abrigo
A Fundação Abrigo Bom Jesus é uma entidade filantrópica, fundada em 1940, se mantém por meio de doações e necessitando de todo tipo de ajuda. Atualmente acolhe em torno de 80 idosos, que são atendidos por enfermeiros, nutricionista, assistente social e cuidadores.

A entidade está localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, próximo à sede do Ibama, em Cuiabá.