Amazônia no Mapa: Estudantes do IFMT Cáceres participam da V Olimpíada Brasileira de Cartografia

Publicado por: Campus Cáceres / 12 de Maio de 2023 às 13:00

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizaram, esta semana,  prova  da primeira fase da V Olimpíada Brasileira de Cartografia, OBRAC 2023. Com o tema ‘Amazônia no Mapa’, a edição 2023 da Olimpíada reúne estudantes do 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.

A olimpíada envolve as Ciências da Informação Geoespacial e tem como objetivo divulgar e incentivar o estudo e a prática da cartografia no Brasil e despertar nos estudantes o interesse pela cartografia com foco no conhecimento espacial em prol da cidadania. Na edição de 2023, a OBRAC propõe atividades inovadoras relativas ao mapeamento de recursos naturais e povos tradicionais da Amazônia com abordagens de questões relacionadas à biodiversidade, floresta e desmatamento, bacia hidrográfica e questões sociais associadas.

O IFMT Cáceres está representado na olimpíada por três equipes coordenadas pelos professores Anderson Ritela, Fausto Miguel da Luz Netto e João Edson Costa Ferreira.

De acordo com o professor Anderson Ritela, a metodologia adotada para a composição das equipes do campus contou com a ampla divulgação entre os estudantes do ensino médio integrado sobre a olimpíada e a realização de processo de seleção interna, por meio de avaliação aplicada as e aos estudantes sobre a temática.

A partir da seleção, as estudantes Emmilly Pires Ferreira de Amurim, Luíza Beatriz Bitencourt Zart e Marília da Silva Almeida, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e o estudante Dessi Santos de Oliveira Júnior, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, formaram a equipe coordenada pelo professor Ritela.

As e os estudantes do Curso de Agropecuária Integrado, Ellen Cristina de Oliveira Alves; Luiz Eduardo de Oliveira Galeano, Maria Eduarda de Oliveira Deluqui e Samuel de Oliveira Paula compõem a equipe coordenada pelo professor Fausto Netto.

Já a equipe do professor João Edson é formada pelas estudantes Morgana Ribeiro da Silva e Júlia Lemos da Silva do Curso de Informática Integrado e pelos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, Yasmin Kemily Chaves Rodrigues e Daniel Peter Vahl Romano.

A olimpíada é constituída por três etapas com fases distintas onde as equipes avançam conforme seus desempenhos. A primeira etapa é composta de duas provas teóricas realizadas por meio da plataforma virtual Moodle. A segunda é de atividades práticas, a exemplo de construção de instrumentos cartográficos, mapas analógicos e digitais, seguido de produção de vídeos sobre as atividades desenvolvidas. A etapa final está prevista para ser realizada de forma presencial no mês de outubro deste ano, no Rio de Janeiro.

Os membros da equipe de escola pública melhor classificada na competição receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o desenvolvimento de pesquisa relacionada à continuidade das atividades práticas realizadas na OBRAC.