Aplicativo criado no IFMT ajuda alunos a estudar para processo seletivo

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 17 de Outubro de 2019 às 12:16

Dificuldade para reter conteúdo, desmotivação e falta de tempo são preocupações constantes entre os estudantes que estão se preparando para exames de seleção. Visando resolver esses problemas, dois alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, Nicolas Gabriel Meneses de Jesus e Vinicio Mendes Roberto, sob orientação das professoras Monique Casagranda, Analice Rodrigues dos Santos Suares e Márcia Cristina Becker, criaram o IF Prep, aplicativo que visa tornar mais acessível o aprendizado.

O IF Prep é uma plataforma de estudo pensada especialmente para celulares e desenvolvida principalmente para alunos do Ensino Fundamental, que desejam ingressar nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, ofertados pela instituição.

Dentre as funcionalidades disponíveis para o usuário, estão videoaulas e exercícios de português e matemática. “Aconselhamos que os alunos assistam as aulas e depois respondam as questões”, complementou a professora Monique.

Segundo ela, o aplicativo foi uma ideia de Nicolas e Vinicio, que se dedicaram durante semanas para desenvolver o IF Prep. “Enfrentamos alguns desafios ao longo do processo, mas graças ao empenho dos alunos, obtivemos sucesso. Quando eles me procuraram me disponibilizei a orientá-los, mas quem colocou a mão na massa foi os alunos e o resultado final ficou muito bom”, elogiou Monique.

Os interessados podem acessar o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gmail.wwwvinicioacademico.ifprep, no qual está disponível o aplicativo, que disponibiliza exercícios de provas anteriores, um seleto grupo de videoaulas e informações dos conteúdos mais cobrados nas provas, melhorando assim o processo de ensino e aprendizagem dos participantes. Anexo está disponível o QR Code, que, ao apontar a câmera do celular, automaticamente, o aparelho lerá o código de barras para decodificá-lo e guiá-lo até o aplicativo.

Inscrições para o Processo Seletivo 2020/1:

O Instituto Federal de Mato Grosso comunica que foram prorrogadas até o dia 21 de outubro (segunda-feira), as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Com a prorrogação do prazo, para os candidatos que realizaram a inscrição até o dia 15 de outubro e não efetivarem o pagamento até o dia 17 de outubro (quinta-feira) é necessário reimprimir novo boleto bancário para a efetivação do pagamento.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site – https://selecao.ifmt.edu.br. Para participar do Processo Seletivo 2020/1 é necessário ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis