Após quatro anos, Show da Química retoma atividades no Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 21 de Dezembro de 2023 às 09:38

O projeto de extensão Show da Química retomou suas atividades no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista. O evento que marcou o retorno aconteceu no dia 11 de dezembro, no auditório do Campus, em uma apresentação para 60 estudantes do 9° ano e quatro professores da Escola Estadual Eliane Digigov.

De acordo com a coordenadora do Projeto, professora Josane do Nascimento Ferreira Cunha, o projeto tem como objetivo divulgar a ciência Química para os estudantes das escolas públicas da baixada cuiabana. “Queremos despertar o interesse deles pela Química, mostrando sua relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Este é realizado por meio dos experimentos atrativos que envolvem a ludicidade e a interculturalidade”.

Para esta nova etapa do projeto, a temática escolhida é “Show da Química vai à África: experimentos e ludicidade” com a proposta de aliar o ensino de química aos ensinamentos sobre a cultura Afro-brasileira. “Nossa intenção é relacionar com a cultura Africana e Afro-brasileira, visto que este ano a lei 10.639, instituída em 2003, completou 20 anos de existência. Contudo, ainda é pouco trabalhada no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, principalmente na área de Ciências”, destacou Josane.

De acordo com a professora, conectar a temática com o projeto Show da Química é uma oportunidade de trabalhar os conhecimentos culturais africanos junto com a Ciência Química, propiciando uma formação intercultural e antirracista aos participantes do projeto, além de valorizar a história e cultura africana e desconstruir os pensamentos eurocêntricos predominantes.