Bio no Cotidiano leva conhecimentos de áreas da Biotecnologia à comunidade externa

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 30 de Maio de 2023 às 09:32

Projeto de extensão mostra o uso prático da Biotecnologia e divulga as atribuições do Campus

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

O projeto “Bio no Cotidiano” é uma iniciativa feita pelos discentes do curso de Bacharelado do IFMT Lucas do Rio Verde que visa levar o papel da Biotecnologia e relacioná-la à vida cotidiana do público por meio de práticas que utilizam conceitos da área.

Realizadas na Comunidade São Cristóvão e na Escola Estadual Angelo Nadin com alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio, os programas de extensão usam técnicas já conhecidas por grande parte dos alunos, como a fermentação, e exploram o envolvimento da Biotecnologia nas mesmas com a produção de queijo, iogurte e pizza.

A coordenadora de extensão, professora Vanessa Mello, fala sobre o surgimento da ideia de desenvolver essa ação de extensão: “Surgiu porque nós queríamos nos aproximar mais da comunidade local, levar informação e fazer divulgação científica para essas pessoas que às vezes têm conceitos errados ou equivocados a respeito da biotecnologia. Nosso objetivo foi levar informação correta e de qualidade para essas pessoas e ao mesmo tempo inserir os discentes aqui do curso a essas ações de extensão a criarem um contato com a comunidade.”

Há também a motivação pela popularização desse campo de estudo, como ressalta a aluna do Bacharelado em Biotecnologia e participante do projeto, Karolina: “Biotecnologia é uma área que está crescendo e evoluindo cada vez mais e está muito presente aqui no nosso meio de trabalho [...]. Então você pode escolher com o que você quer trabalhar porque é uma área bem ampla e que pode ser aproveitada de inúmeras maneiras diferentes, você tem muitas possibilidades e não fica preso dentro do seu estudo.”

Esta iniciativa objetiva amplificar o interesse da área da Biotecnologia na comunidade e nos próprios discentes, impulsionando a entrada de novos alunos e a permanência nesse campo.

“Como aluno, é ótimo colocar em prática tudo aquilo que nós vivenciamos no nosso dia-a-dia aqui no Campus, que não é algo em vão, algo que é sim prático e que muitas outras pessoas vão se maravilhar porque não são todos que possuem esse conhecimento mais aprofundado e nós, que já estamos aqui o dia todo estudando, possuímos esse conhecimento mais pesquisado. Então quando levamos isso para a comunidade, nós aprendemos juntamente com eles, porque nós, dessa vez, estamos no papel de ensiná-los” diz o aluno do Bacharelado em Biotecnologia e coordenador do projeto André Sena.

Este projeto expande os horizontes de conhecimento dos envolvidos e traz benefícios para a comunidade externa, como é objetivo do uso de qualquer produto biotecnológico, e mostra a capacidade de interação dos alunos do nosso Campus com os princípios da Biotecnologia.