Campanha Girassol Solidário vai beneficiar famílias carentes em Campo Verde

Publicado por: Campus São Vicente / 2 de Maio de 2022 às 16:33

Até meados do mês de maio, a população pode fazer lindas fotos em uma lavoura de girassol no Centro de Referência de Campo Verde, do IFMT São Vicente.

A campanha, que leva o nome de Girassol Solidário, é uma iniciativa do professor Victor Arlindo Taveira de Matos, que desenvolve pesquisa com algumas culturas, entre elas a do girassol. “O experimento desse ano tem por intuito analisar o desempenho de diferentes genótipos de girassol no município de Campo Verde. Todos os anos o experimento do girassol tem atraído pessoas, que iam de forma espontânea tirar fotos”, afirmou.

“Esse ano resolvemos convidar a comunidade externa, lançando essa campanha visando arrecadar alimento para serem doados a famílias carentes do município de Campo Verde”, completou.

As pessoas podem comparecer ao Centro de Referência de Campo Verde para fazer as fotos e “de forma opcional sugerimos aos visitantes que realizem a doação de 1 kg de alimento não perecível, por isso a campanha se chama Girassol Solidário”, convida o professor.

Além das belas fotos e de poder contribuir com as famílias carentes, quem comparecer também poderá presenciar um dos trabalhos de pesquisa que é desenvolvido na instituição e conhecer os cursos que são ofertados no IFMT São Vicente.

A campanha
Esta é uma campanha que tornou-se um projeto de extensão, visando atrair a comunidade externa do município de Campo Verde.

A ideia de juntar o cenário florido com a divulgação dos cursos e arrecadação de alimentos veio da observação de que algumas pessoas que visitavam a lavoura ainda não conheciam os cursos ofertados no IFMT São Vicente. Além disso, com a pandemia, observou-se que algumas famílias acabaram diminuindo sua capacidade aquisitiva.

Logo, um projeto de extensão que trouxesse a comunidade externa e ajudasse os menos favorecidos poderia ser uma excelente estratégia de responsabilidade social dos estudantes do curso de agronomia.

“Esse projeto só existe graças aos estudantes de Agronomia, pois eles conduzem os experimentos de pesquisa e estão ajudando na divulgação do projeto”, explicou Victor.

Agende sua visita
Como o florescimento do girassol dura aproximadamente 15 dias, acredita-se que até o dia 15 de maio ainda será possível o registro das fotos.

Por se tratar de um experimento de pesquisa, solicita-se agendamento prévio via WhatsApp. As visitas podem ser feitas todos os dias da semana, nos períodos matutino e vespertino. O WhatsApp para o agendamento é: (66) 99716-6015 (falar com a Amanda).