Campus Cáceres lança coletânea de minicontos QUAR(A)NT(E)NA

Publicado por: Reitoria / 10 de Novembro de 2020 às 09:02

Quarenta e oito estudantes do 2º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do Campus Cáceres – Professor Olegário Baldo publicaram no dia 26 de outubro, uma coletânea de minicontos “QUAR(A)NT(E)NA”.

A publicação contou com a orientação do professor de Língua Portuguesa, Marcos Aparecido Pereira, sendo um projeto que faz parte das aulas ministradas por ele e com o apoio da técnica em assuntos educacionais, Ana Claudia Braz Onezorg, na organização do livro que contou com a participação de três servidores.

Com o objetivo de trabalhar a escrita criativa e estimular a imaginação dos estudantes, eles foram desafiados a criar um conto que tivesse apenas quarenta palavras. O resultado foi um livro no formato digital, com textos que tratam de temáticas variadas que visa incentivar a leitura e o compartilhamento de ideias.

Para o diretor-geral do Campus Cáceres, Salmo César "A iniciativa representa o empenho dos servidores e alunos para inovar no ensino, seja por meio de produções literárias, seja nas estratégias de elaboração coletiva de textos que representa nosso cotidiano e desperta em estudantes e servidores o gosto pela escrita. Parabéns aos servidores e estudantes envolvidos."

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula destacou que essa publicação traduz a importância das relações acadêmicas e da continuidade do vínculo institucional.

"O Campus Cáceres - Professor Olegário Baldo está de parabéns, os estudantes e os servidores, que são autores desta obra nos orgulha e nos faz crer cada vez mais que a qualidade do ensino pode se representar de diversas formas. O livro  QUAR(A)ENT(E)NA simboliza todo o esforço do Campus para manter os servidores e estudantes unidos em torno das estratégias de leitura, produção de textos e publicações. Meu agradecimento ao Campus Cáceres pela dedicação às ações do ensino”, disse Willian de Paula.

A estudante Nayara Grassioti, do 2° ano C, ressaltou que poder fazer parte desse projeto e ter que escrever um miniconto com algumas restrições, como a quantidade de linhas foi desafiador no começo, mas muito produtivo se analisarmos a questão da imaginação.

“De fato, ficou um trabalho incrível e concluímos com sucesso. Posso dizer que essa foi uma das atividades mais legais e criativa nesse ensino no formato remoto, pois estava de certa forma ligado com o conteúdo e tinha um efeito de instigar (pelo menos em mim) um conhecimento a mais sobre literatura", conta Nayara Grassioti.

Com informações da Pró-Reitoria de Ensino