Professor do Campus Cáceres desenvolverá pesquisa em robótica aplicada à Agropecuária na imersão do IFMT na Noruega

Publicado por: Campus Cáceres / 30 de Junho de 2023 às 15:50

O pesquisador do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Alexandre dos Santos, foi aprovado em primeiro lugar no edital de seleção do IFMT para imersão de docentes da instituição em ações de pesquisa e inovação nas áreas de Tecnologia da Informação e Automação Industrial na Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (Norwegian University of Life Sciences – NMBU).

A proposta do docente do Campus Cáceres é, por meio da troca de conhecimentos com pesquisadores noruegueses da NMBU, desenvolver produto para controle de pragas e insetos, utilizando a robótica aplicada à área da Agropecuária.

“A nossa expectativa é desenvolver um projeto binacional. É voltar para o Brasil com a pesquisa formatada, criar uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes e estudantes e desenvolver um produto de propriedade intelectual para o setor agroflorestal, sob a supervisão dos laboratórios de robótica da NMBU”, explica Alexandre.

Doutor em entomologia, Alexandre desenvolve, há mais de 10 anos, pesquisas com Estatística Espacial e Sensoriamento Remoto de Insetos e Inovação e transferência tecnológica para a solução de problemas fitossanitários em plantios florestais. O trabalho do docente já resultou em registros de patentes pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), como a invenção de um dispositivo para detecção de atividades de cupins subterrâneos em gramados, jardins, áreas urbanas e cultivos agrícolas e florestais.

Plano Estratégico de Internacionalização

O edital de fomento à imersão de pesquisadores do IFMT na universidade norueguesa é resultado da parceria entre IFMT e NMBU estabelecida em março deste ano, pelo reitor do IFMT, Julio César da Silva e o Grupo de Pesquisa em Robótica da NMBU, durante missão internacional do IFMT com instituições europeias.

Além do pesquisador Alexandre, foram aprovados para imersão na NMBU - com estágio presencial de 15 dias, na cidade de Ás, no condado de Akershus, na Noruega - o professor do campus Primavera do Leste, Júnio Santos Bulhoes e dois docentes do campus Cuiabá: Ed Wilson Tavares Ferreira e Juliana Fonseca Antunes.

Entre os objetivos, a ação realizada por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMT, Propes, pretende promover redes de pesquisas internacionais, tendo como horizonte a implantação de laboratórios no IFMT em áreas específicas como a de desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada. Outro propósito é, a partir do desenvolvimento e troca de saberes entre as instituições parceiras, fomentar a transformação do IFMT em ambiente de pesquisa internacional.